CAIS do Aterrado realiza ação em prol do Novembro Azul
7 de novembro de 2017
Jovem é assassinado no bairro Piteiras
8 de novembro de 2017


Caminhoneiros de Volta Redonda receberam ação de prevenção à saúde

O Pátio de Caminhoneiros da CSN Cimentos, que fica no Jardim Paraíba, em frente ao acesso Branco do Estádio Raulino de Oliveira, recebeu nesta terça-feira, dia 07, ação de prevenção à saúde realizada em parceria entre a Secretaria de Saúde de Volta Redonda e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Barra Mansa, por meio do projeto “Transportando Saúde nas Cidades”.

O evento beneficiou cerca de 150 caminhoneiros, que transportam para a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), e atendeu ainda alguns motoristas e funcionários da empresa que passaram pelo local. Mauro Dias da Silva, do município de Valença, é caminhoneiro há 45 anos, aposentou-se há 22 anos, mas continua na estrada.

“Adorei a iniciativa. A vida é corrida e não temos muito tempo para cuidar da saúde. Mas está tudo certo comigo, minha pressão é de menino”, orgulha-se. “Confesso que aproveitei para tomar a vacina contra febre amarela. Viajo muito e posso passar por alguma área endêmica”.

O voltarredondense Waltamir da Silva também se orgulha dos 44 anos de estrada e confessa que também deixa o cuidado com a saúde um pouco de lado. “Sabemos que a alimentação saudável e os exercícios regulares são importantes, mas são difíceis de seguir”, disse, também elogiando a realização do evento.

O Sest Senat, com apoio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), montou tendas educativas sobre prevenção a acidentes, nutrição, psicologia, odontologia e fisioterapia. “A ideia era fazer uma triagem dos profissionais, fazendo aferição da pressão arterial, medindo a circunferência abdominal e orientando sobre prevenção à saúde”, esclareceu Eduardo Gomes de Alcântara, coordenador de Promoção Social do Sest Senat.

Os caminhoneiros firam encaminhados para a tenda da Secretaria de Saúde onde firam recebidos por uma equipe de técnicos em enfermagem e funcionários administrativos, que aplicavam as vacinas contra febre amarela e hepatite B, além da antitetânica.

“A imunização completa o programa de prevenção à saúde e evita o afastamento do profissional de suas funções”, citou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembrando que, como mostrou o evento o cuidado com a saúde deve ser de forma global. “Lá, os profissionais aprenderam a investir em boa alimentação, prevenir as lesões com alongamentos e outras dicas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *