MPRJ denuncia policiais civis de Nova Iguaçu por venda de armas apreendidas
22 de novembro de 2017
Hemonúcleo reforça necessidade de doadores
22 de novembro de 2017


Orquestra de Jazz do ‘Música nas Escolas’ realiza concerto didático na E.E. Niterói

Alunos puderam assistir também apresentação do grupo de Ginástica Artística de Barra Mansa

Música e dança. Assim foi a manhã desta terça-feira, dia 22, dos alunos da Escola Estadual Niterói, no bairro São Cristóvão, em Volta Redonda. É que a Orquestra de Jazz do Projeto Música nas Escolas, de Barra Mansa, realizou um concerto didático para os estudantes da escola, que atende crianças e jovens do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além da Orquestra, os alunos puderam assistir a apresentações do grupo de Ginástica Artística que também é desenvolvido no projeto, que atua na formação do corpo coreográfico da Banda Marcial, sob a supervisão da professora Priscila Veiga.

Além de apresentar clássicos da MPB, como “Garota de Ipanema”, e temas de desenhos animados, como o da “Pantera Cor de Rosa”, entre outras músicas, o maestro da Orquestra de Jazz, Maxwell de Paula, mostrou e identificou todos os instrumentos, contando um pouco da história do jazz.

– O interessante dos concertos didáticos é que os alunos podem conhecer instrumentos que, às vezes, nunca tinham visto. Podem ouvir o som que eles produzem e ver a harmonia de todos eles tocados juntos. A música é uma forma maravilhosa de ocupar o tempo ocioso de jovens e crianças – ressaltou Maxwell, lembrando que neste dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. É celebrado também o dia de Santa Cecília, padroeira desses profissionais.

O diretor da escola, Ronaldo Luis Tibúrcio da Silva, elogiou a apresentação da orquestra e das pequenas ginastas e falou sobre a vontade de iniciar um projeto com oficinas de música na unidade no próximo ano. “É um trabalho maravilhoso, belíssimo, esse que é realizado pelo Projeto Música nas Escolas, estou encantado. Ações assim enriquecem o dia a dia de uma escola. Tenho muita vontade de ter em nossa escola um trabalho com música, pois acho que ela contribui positivamente nas questões sócio-econômicas, no aprendizado, e também melhora a relação da família com a escola”, falou o diretor.

Animados com a apresentação, os alunos João Victor Martins da Silva, de 16 anos, e Suelen Nascimento Pinto, de 17, aprovam a ideia de uma oficina de música na escola, afirmando que se interessariam em participar. “Curto muito instrumentos, gosto de música assim. Eu já fiz aulas, toco bateria, teria vontade de participar sim”, relatou João Victor. “Gosto muito de música, gosto de ouvir e tenho vontade de aprender violino, que é o instrumento que eu mais gosto. Com certeza ia me interessar pelas aulas”, disse Suelen.

O Projeto Música nas Escolas é mantido pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Prefeitura de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR Nova Dutra e Ministério da Cultura, e apoio da Saint Gobain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *