Campanha do Novembro Azul fará exames em unidades de saúde 
22 de novembro de 2017
Colégio Getúlio Vargas realiza II Bienal do Livro
22 de novembro de 2017


Volta Redonda assume o primeiro lugar no “Cidades Empreendedoras”

Projeto desenvolvido pelo Sebrae, avalia ações de 11 municípios do Estado do Rio; Samuca Silva disputará o prêmio ‘Prefeito Empreendedor’

Volta Redonda assumiu nesta semana o primeiro lugar no projeto ‘Cidades Empreendedoras’, desenvolvido pelo Sebrae-RJ. Em formato de um game, o programa é uma disputa entre os 11 municípios do estado do Rio de Janeiro que estão competindo em tempo real. A ideia da disputa é melhorar o ambiente empreendedor das cidades. Técnicos do Sebrae estiveram no município para atualizar o sistema gamificado, com novas informações do poder público, que levou Volta Redonda a saltar da 8ª para a 1ª colocação.

O programa é importante para impulsionar o empreendedorismo na cidade e, assim, gerar renda e emprego no município, conforme destacou o prefeito, Samuca Silva, durante a reunião com o Sebrae. “Esse sempre foi nosso objetivo. Estamos melhorando o ambiente de negócios, criando uma cultura de empreendedorismo. Nossas ações estão dando resultados, tanto que chegamos a primeira colocação do ‘Cidade Empreendedora’. Mais importante do que ser o primeiro lugar é deixarmos um legado para o município e isso é mérito de toda a equipe envolvida”, comentou o prefeito.

Felipe Diaz Bello, consultor em Políticas Públicas do Sebrae, destacou a Central Geral de Compras (CGC) como um dos pontos positivos da atual gestão ao incentivo aos micros empreendedores. “Há pregões eletrônicos e tomadas de preços voltados exclusivos aos micros empreendedores. Isso é um avanço importantíssimo”, pontuou Diaz Bello.

Com atualizações, Volta Redonda atingiu 67.844 pontos e, em seguida, vem Nova Iguaçu (62.756) e a terceira posição é ocupada por São Pedro Aldeia (58.822). A última reunião e a atualização do game acontecerão no dia 5 de dezembro, terça-feira. Além dessas três cidades, estão na disputa Três Rios, Campos, Nova Friburgo, Niterói, Duque de Caxias, Angra dos Reis, Itaperuna e Petrópolis. No final do ano, o Sebrae vai premiar as melhores cidades.

Prefeito Empreendedor

O Sebrae-RJ apresentou ao prefeito, Samuca Silva, o projeto ‘Prefeito Empreendedor’. O programa, que passou a ser a cada triênio, visa premiar os prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados  de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Esses projetos precisam ter contribuído, de forma efetiva, para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.

“Os projetos têm como foco, pequenos negócios formais ou em processo de formalização, individuais ou organizados em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizados em áreas urbanas e rurais”, explicou Sérgio Paiva, consultor do Sebrae, um dos responsáveis pelo prêmio no Estado do Rio de Janeiro.

O prêmio é dividido em oito categorias. São elas: ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios’; ‘Compra Governamentais de Pequenos Negócios’; ‘Pequeno Negócios no Campo’; ‘Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico’; ‘Inovação e Sustentabilidade’; ‘Empreendedorismo na Escola’; ‘Desburocratização e implementação da Rede Simples’ e ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI’.

A disputa estadual, segundo Sérgio Paiva, acontecerá em 2018 e as inscrições já começaram e terminam no dia 6 de fevereiro. Nos meses de março e abril, uma banca formada por profissionais altamente qualificados, segundo Sebrae, avaliará cada projeto inscritos através de visitas nas cidades e entrevistas dos envolvidos.

“O Sebrae disponibilizará, gratuitamente, um consultor técnico para acompanhar a inscrição e o desenvolvimento dos projetos nas categorias escolhidas pelo município”, frisou Ana Lúcia Araújo, coordenadora do Sebrae no Médio Paraíba. No Estado do Rio, o prefeito vencedor será conhecido em maio de 2018 e receberá diploma, troféu e um mérito empreendedor. A etapa nacional acontecerá em 2019, segundo informou o Sabrae.

Projetos em Volta Redonda

Durante o encontro com o Sebrae, Samuca Silva apresentou alguns projetos que podem ser inscritos no ‘Prefeito Empreendedor’ como, por exemplo, o ‘Tarifa Comercial Zero’. Único projeto no Brasil, um ônibus elétrico interliga os quatro principais centros comerciais da cidade, no transporte 100% limpo e gratuito, incentivando o consumo dos moradores. Neste caso, entraria na categoria ‘Inovação e Sustentabilidade’.

Outro projeto citado pelo prefeito de Volta Redonda foi Mercado Municipal de Produtores de Orgânicos, que reunirá no mesmo local os produtores rurais, para fomentar a economia no setor. Também destacado por Samuca Silva foi a alteração na redação da Lei Municipal 1451/78 que determina os horários de funcionamento do comércio da cidade. Com a aprovação do projeto de Lei, fica autorizado o horário livre de funcionamento do comércio de Volta Redonda – sempre respeitando as leis trabalhistas. O prefeito já sancionou a lei que já entrou em vigor.

“São muitos projetos acontecendo em Volta Redonda que incentiva o micro empreendedor, até porque essa é uma das nossas prioridades: a geração de emprego e renda. Antes, para se abrir uma empresa em Volta Redonda, levava-se mais de 70 dias; agora, dependendo do ramo, o alvará sai no mesmo dia, desburocratizamos o processo de abertura de um negócio. Retiramos a taxa de R$ 800 do MEI. Reabrimos o diálogo com a CSN. Por incrível que pareça, a prefeitura não conversava com a principal empresa da cidade. Estamos também pensando no Desenvolvimento Econômico no âmbito regional, com a criação de fórum das cidades do Sul Fluminense”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *