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Professores de Quatis participam de formação sobre diversidade em educação

 

Dez professores da rede municipal de ensino em Quatis concluíram na semana passada, no Rio de Janeiro, o curso de formação continuada sobre o tema “A Diversidade em Sala de Aula: Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão”. A iniciativa foi promovida conjuntamente entre quatro instituições: UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), OEERJ (Observatório da Educação Especial do Rio de Janeiro) e  LAPEADE (Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os professores de Quatis que participaram da formação foram os seguintes: Ana Maria Cunha, Eliana da Silva, Érica Fonseca da Silva, Gisele da Cruz, Márcia Vieira, Patrícia de Almeida Rozas, Raquel Costa Pagliares, Ricardo Luiz Aguiar, Roseli Moreira Hess Gonçalves e Telzídia Marques Costa. Eles são lotados em sala de aula nas escolas municipais Henry Nestlé (São Benedito), Julieta Pereira Sampaio (Centro), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário).

No entendimento do prefeito Bruno de Souza (PMDB), “esta formação representou mais um passo das ações realizadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, visando aprimorar cada vez mais os conhecimentos do magistério público de Quatis e dessa maneira melhorar continuamente a qualidade do ensino disponibilizado aos alunos das escolas municipais de Quatis”. Ele considera também que a capacitação desta formação “se constituiu também em outra iniciativa voltada à ampliação de ações inclusivas na rede de ensino do Município”.

– Sempre propagamos o nosso entendimento segundo o qual a valorização da educação pública passa também pelo aprimoramento da qualidade do aprendizado oferecido aos alunos pelos nossos professores. Neste sentido, a formação sobre a diversidade em sala de aula tornou realidade mais uma iniciativa concreta visando alcançar esse objetivo – disse o prefeito, acrescentando que “a capacitação permanente do funcionalismo público está entre as prioridades da atual administração do Município”.

A formação sobre o tema “A Diversidade em Sala de Aula: Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas em Inclusão” teve carga horária de cem horas, sendo 84 horas de aulas presenciais e 16 horas complementares em meios virtuais. As aulas aconteceram nos dias 31 de março, 28 de abril, 12 e 26 de maio, 9 e 30 de junho, 14 de julho, 11 e 25 de agosto, 15 e 29 de setembro, 20 de outubro e 10 e 24 de novembro, sempre de 10 às 12 horas e de 13 às 17 horas (seis horas por dia).

De acordo com a organização dos encontros, a formação teve como objetivo “despertar o potencial dos profissionais de ensino, elaborar estratégias pedagógicas, identificar e valorizar a diversidade, além de eliminar todas as barreiras à inclusão existentes atualmente”.

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