Motoqueiro embriagado cai de moto e é preso pela PRF, em Itatiaia
30 de dezembro de 2017
Acidente envolve cinco carros na Dutra, em Pombal
30 de dezembro de 2017


Maior capacitação de professores de VR auxilia na qualidade da educação infantil

Cidade possui índice alto de professores com graduação superior atuando em creches e escolas de 1º ao 5º ano

Em Volta Redonda 56% dos professores que trabalham nas creches e centros municipais de Educação Infantil possuem graduação. De 478 profissionais, 252 deles têm formação acadêmica. Já no setor dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano –, de 570 profissionais, 347 possuem graduação, totalizando 61%. Os dados são de secretaria municipal de Educação, e reforçam a intenção da prefeitura em gerar melhorias no ensino público. A exigência do MEC (Ministério da Educação) para estes professores é que tenham o magistério, ou o “Curso Normal”, como é conhecido por muitos, mas em Volta Redonda há profissionais mais graduados.

A professora Rafaela Natividade Moura Marfório é formada em geografia e pedagogia e desde 2013 trabalha no Centro Municipal de Educação Recanto Infantil. Rafaela conta que quis fazer dois cursos para compreender melhor todo o processo de ensino e aplicá-lo coerentemente dentro das salas de aula. “Professor não pode ficar parado. Tem que sempre se atualizar. Na medida em que eu vou estudando, vou compreendendo melhor como a criança aprende e como é o desenvolvimento na primeira parte de infância, sanando algumas dificuldades que elas apresentam”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, o fato dos professores possuírem uma graduação amplia as perspectivas para uma formação de melhor qualidade. “Conseguem aplicar conhecimentos teóricos apropriados à faixa etária que atendem e contribuem para o desenvolvimento de forma mais eficaz”.

O prefeito Samuca Silva reforçou que a Educação de qualidade é fundamental para a sociedade. “Vamos ter frequentes encontros com os diretores das escolas municipais a partir de 2018. Vou continuar visitando as escolas municipais e conversando com professores, responsáveis e diretores para melhorar o dia a dia das unidades escolares. Em fevereiro do próximo ano vamos começar a implantar o PCCS. Investir na Educação é investir no futuro da nossa cidade”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *