Paralamas do Sucesso agita Volta Redonda
31 de dezembro de 2017
Corpos são encontrados com marcas de tiro
31 de dezembro de 2017


Morre fundador do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real

José Maria Ribeiro, de 70 anos, um dos fundadores e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real, morreu na tarde de sábado. Ele estava internado desde o último dia 10, em um hospital particular de Resende, por complicações de diabetes.

O corpo do sindicalista está sendo enterrado neste domingo, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos.

Segundo o filho e diretor sindical, Marco Aurélio Ribeiro, Zé Maria sofreu uma parada cardíaca.

Natural de Arapeí, distrito de Bananal (SP), Zé Maria era casado com a advogada Rita Ribeiro. Além de Marco Aurélio, deixa os filhos  Marta Maria de Souza Ribeiro, Mônica Cristina de Souza Ribeiro e Maria Isabel de Souza Ribeiro, além de cinco adotivos e seis netos.

Movimento sindical e militância política

Zé Maria ingressou no movimento sindical em 1980, quando junto com os sindicalistas da Associação Profissional dos Empregados do Comércio de Resende participou da implantação da chamada Semana Inglesa – 44 horas trabalhadas e quatro horas de trabalho no sábado para todos os trabalhadores. Lutou junto com outros comerciários para a criação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Resende, Itatiaia e Porto Real. Além do movimento sindical, Ribeiro também era reconhecido pela militância política: há 31 anos era filiado ao Partido dos Trabalhadores. (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *