Nasf de VR realiza atividades que visam bem estar e inclusão social
2 de janeiro de 2018
Polícia Militar prende homem por furto no Aterrado
2 de janeiro de 2018


Mobilidade Urbana de supera desafios para avançar em 2018

Secretaria passou por transformação estrutural, intensificou trabalhos e priorizou o diálogo e a transparência

Pautada no diálogo e no trabalho de transformação da sua estrutura, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) de Volta Redonda fecha o ano de 2017 com desafios superados e perspectiva de mais mudanças positivas para a mobilidade no município. Dentre as conquistas, está a abertura do diálogo com a população – um dos pilares do novo governo. Foram realizados mais de 200 encontros com moradores em cerca de 70 localidades.

“A percepção é que as pessoas se sentem mais prestigiadas, com direito a serem ouvidas. Em todas as reuniões nos bairros, as pessoas foram realmente ouvidas, com muita tranquilidade e transparência. Foi muito participativo”, ressaltou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellignton Silva.

Além das reuniões com associações de moradores, a equipe da STMU também promoveu em abril a primeira edição da Conferência Municipal da Mobilidade Urbana Sustentável de Volta Redonda, que permitiu mais transparência e diálogo com os principais setores da sociedade. O evento contou com a participação de representantes de todos os modais de mobilidade da cidade.

“Trouxemos palestrante de nível internacional, com amplo conhecimento na área de transporte, além de quatro pessoas da área de mobilidade, com experiências acadêmicas reconhecidas, com foco no transporte sustentável efetivamente ativo”, explicou o secretário, acrescentando que a interação com o Fórum de Mobilidade do Município também contribuiu para o avanço no Plano de Mobilidade Urbana do município.

“A condução desse processo não foi centralizada na STMU, foi participativa, envolvendo também a Seplag (Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão), o IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), além da Federação das Associações de Moradores de Volta Redonda (FAM-VR)”, acrescentou o prefeito Samuca Silva.

Fiscalização e sinalização intensificadas

O diálogo foi importante nesse primeiro ano, mas o trabalho de campo também marcou as atividades da STMU, que intensificou as ações nas ruas. Foram mais de 500 operações de alteração e melhoria da sinalização viária, horizontal e vertical. A equipe de fiscalização também foi atuante, com 146 ações e um saldo de 32 veículos apreendidos e R$ 180 mil em multas aplicadas.

Grandes alterações viárias também foram implementadas, como a criação da faixa exclusiva na Avenida Amaral Peixoto (Centro), reduzindo consideravelmente o tempo de viagem na via, e a mudança nos acessos que levam à Rodovia dos Trabalhadores, no intervalo das 17h às 19h, contribuído de forma significativa para a melhoria do trânsito no local. “Também realizamos inversão nas vias de acesso à Avenida Paulo de Frontin, reduzindo o tempo perdido nos horários de pico, e no sentido da Rua Geraldo Di Biase, priorizando a fluidez dos veículos, com a retirada de parte do fluxo veicular que obrigatoriamente necessitavam cruzar ou acessar a Avenida Sete de Setembro, próximo à descida do viaduto Heitor Leite Franco”.

Além de fiscalização e sinalização, a secretaria investiu na educação sobre o trânsito. Durante o ano, pelo menos 15 palestras educativas foram realizadas, atendendo mais de 350 pessoas, além de ações educativas no trânsito, panfletagem e orientações nas vias, alcançando uma grande parcela da população.

Frota ampliada

Volta Redonda recebeu em dezembro 26 novos ônibus das três viações que atuam na cidade. Com investimento de R$ 10,5 milhões, as empresas estão cumprindo o acordo com a prefeitura de renovar, no mínimo, 10% da frota dos coletivos até dezembro. O número de veículos novos foi acima do percentual estabelecido que era de 20 ônibus.

“O investimento é das empresas e quem se beneficia é a população de Volta Redonda. Também exigimos das empresas que todos os veículos tivessem Wi-Fi, que os idosos não fossem barrados na entrada dos ônibus e que os impostos fossem pagos rigorosamente em dia. Isso está acontecendo e tornando possível o investimento na Saúde”, ressaltou o prefeito Samuca Silva,

Novos projetos para 2018

O ano de 2017 foi de grandes mudanças, inclusive da própria estrutura da secretaria, que antes era Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) e agora se tornou Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana. Segundo Wellington Silva, foram superados desafios relacionados a questões legais, contábeis e de pessoal. Um dos reforços veio na equipe. Foram chamados 11 funcionários concursados, representando um aumento 30% de servidores efetivos. Para o ano que vem, a STMU planeja implementar projetos como a efetivação das ciclovias e faixas exclusivas.

“Superados os desafios iniciais, inclusive mostrar para a sociedade que temos uma visão diferente e sustentada no diálogo, na transparência, na humildade, vemos um 2018 de muita prosperidade para o transporte urbano”, concluiu o prefeito Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *