Alunos do Sul Fluminense conquistam prêmio internacional
8 de janeiro de 2018
Carreta tomba e deixa dois feridos na Rodovia do Contorno
9 de janeiro de 2018


Presidente do Comitê Médio Paraíba do Sul fala sobre as ações ambientais de 2017

À frente da diretoria do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), desde março, o presidente José Arimathéa Oliveira, garante que esse foi um ano de grandes desafios e dificuldades financeiras em todo o país, porém mesmo com inúmeros obstáculos, ele afirma que 2017 gerou um balanço positivo em relação a atuação da entidade nesse período.

Uma das primeiras ações do Comitê foi a reunião com os prefeitos dos 19 municípios de atuação do Comitê para apresentar suas atividades. No dia 28 de março o Comitê lançou o Atlas da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul que rendeu o Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente, na categoriaInstituição/Organização Social. Em junho foi realizada a segunda edição do Simpósio Água Boa, e Resende foi a cidade que sediou o evento. O CBH-MPS, também definiu o esgotamento sanitário como uma de suas prioridades de investimento e em julho organizou a Oficina RX de Esgotamento Sanitário, em Pinheiral, que contou com a participação de 16 das 19 cidades de sua área de atuação. Os membros participaram dos encontros Estadual e Nacional de Comitês de Bacias. O ano também foi propício para parcerias com Universidades e Escolas Técnicas da região para apoiar professores e estudantes a desenvolver pesquisas sobre a região do Médio Paraíba do Sul.

Para José Arimathéa, dentre essas atividades realizadas, o mais importante a ser destacado é a forma como o Comitê atuou e ainda atua em prol da melhoria das águas e a preservação dos principais mananciais que abastece toda nossa região e também a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Eu só tenho a agradecer. Nesses nove meses como presidente do Comitê pude contribuir e aprender com cada um dos membros que através do trabalho voluntário conseguimos conquistar muito para o nosso rio”, disse o presidente.

Ações para 2018

Para o ano em que o Comitê completará dez anos de atuação, o presidente afirma que já vêm estudando pelo menos uma atividade para cada mês. Dentre as principais ações para 2018 está um Passeio Ciclístico nas 19 cidades que o Comitê abrange, sendo realizado em março em comemoração ao dia da água, o primeiro concurso de fotografia com o tema “Água: avanços e desafios” e a terceira edição do concurso de Boas Práticas Ambientais. O presidente citou que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. “Para esse ano os nossos maiores desafios envolvem a melhoria de relação com os municípios através da discussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico, onde contamos com a participação de toda população para o acompanhamento dessa atividade”, finalizou o presidente.

Sobre o CBH-MPS

O Comitê Médio Paraíba do Sul, é uma organização que envolve vários segmentos da sociedade e funciona através da atuação voluntária de cada um dos seus membros. Sua função é atuar na região Sul Fluminense visando promover a gestão das águas e seus múltiplos usos da Bacia Hidrográfica de forma integrada, descentralizada e participativa, propondo políticas de preservação, conservação e recuperação ambiental de forma sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *