Patrulha Maria da Penha garante a segurança de mulheres assistidas
8 de janeiro de 2018
Alunos do Sul Fluminense conquistam prêmio internacional
8 de janeiro de 2018


Volta Redonda recebe novos profissionais do Programa Mais Médicos

Eles começam a atuar nesta segunda-feira, dia 08, em Unidades Básicas de Saúde da Família e ficam por três anos no município

Reforçar o atendimento na Atenção Básica, uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, com bom acolhimento à população é a principal função dos profissionais do Programa Mais Médicos que começam a trabalhar nesta segunda-feira, dia 08, no município. Esse foi o recado passado pelo secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, que recebeu os novos médicos no auditório da secretaria. Ele ressaltou que “garantir atendimento de qualidade na base é primordial para termos um sistema de saúde pública eficiente”.

As Unidades Básicas de Saúde da Família beneficiadas com os cinco novos médicos estão nos bairros Padre Josimo, Volta Grande, Vila Mury, Vila Brasília e Siderlândia, sendo que Volta Redonda ainda conta com o reforço do Programa Mais Médicos nas unidades da Vila Americana, Água Limpa e Belo Horizonte. Os novos médicos vão atuar no município por, pelo menos, três anos.

Esses profissionais foram contratados pelo edital de 27 de novembro do ano passado, exclusivo para médicos brasileiros ou formados no Brasil. O casal Aline Ferreira da Silva Chaves e Marcos Masceno Chaves, ela de Nilópolis, no Rio, e ele do Ceará, fizeram o curso de medicina no Acre. Ambos escolheram atuar em Volta Redonda quando se inscreveram no Programa Mais Médicos.

“Fizemos uma pesquisa e achamos que Volta Redonda nos garantiria melhor qualidade de vida. Não é uma cidade muito grande, mas com muitos recursos. Além de estar numa região com fácil acesso aos grandes centros – entre o Rio e São Paulo –, há várias cidades turísticas no entorno”, disse Marcos, ressaltando que a boa estrutura do sistema de saúde pública no município também pesou na hora da escolha.

Investir na área de saúde é um compromisso do prefeito Samuca Silva com a população. Já no primeiro ano de governo, foi entregue a Clínica Odontológica Concentrada do Santa Cruz, a nova Unidade Básica de Saúde da Família do Padre Josimo e o Hospital do Idoso, sem contar a aquisição do antigo Hospital Santa Margarida. “E a Atenção Básica é a porta de entrada no sistema de saúde, por isso, é importante valorizar os profissionais que atuam nos bairros, que têm o primeiro contato com a população que precisa de assistência médica. Nunca na história de Volta Redonda se investiu tantos recursos financeiros na saúde”, disse Samuca.

O coordenador do programa no município, o médico José Antônio Pereira Fernandes, que também atua no SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) do município, acredita que o Mais Médicos, implantado em Volta Redonda em 2014, foi muito bom para a saúde do município. “Cuido do horário de trabalho e estudo desses profissionais além de observar as relações dentro da unidade”, explicou, completando que “só participa do programa quem se enquadra no perfil: são profissionais cuidadosos, respeitosos, disciplinados e que não vêem o usuário como doente e sim como pessoa”, afirmou.

Um exemplo de profissional que se encaixou no perfil do Mais Médicos, é Vitor Benício Armenteros, médico cubano que atua na unidade do bairro Belo Horizonte desde 2014 e já está no segundo contrato pelo programa. “Me sinto em casa na comunidade e vim receber meus novos colegas para garantir que esse trabalho será uma experiência para a vida toda”.

MAIS MÉDICOS – O Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal, é uma das iniciativas para o fortalecimento da Atenção Básica do país. Lançado em 2013, o programa contrata médicos brasileiros ou estrangeiros para atuar na rede pública de saúde de municípios do interior e nas periferias das grandes cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *