Fazenda disponibiliza nesta quarta-feira guia para o pagamento do IPVA 2018
9 de janeiro de 2018
Prazo para acompanhamento do “Bolsa Família” é prorrogado
9 de janeiro de 2018


Defesa Civil intensifica monitoramento devido a períodos chuvosos

Período é favorável às chuvas mais intensas

Conforme informações de órgãos federais como CEMADEN (Centro de Monitoramento de Desastres Naturais) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o período compreendido entre outubro e março é o mais favorável às chuvas de maior intensidade. O diretor de Defesa Civil, Leandro Augusto de Souza, relatou a importância de redobrar os cuidados. “Conforme informações do CEMADEN, no sábado, 6, e domingo, 7, choveu cerca 43 mm no município. Isso favorece situações preocupantes como escorregamentos de massa (deslizamentos) e possíveis alagamentos. Caso sejam observadas irregularidades como trincas em moradias, muros e em barrancos e outras situações semelhantes; a orientação é que o local seja desocupado o mais rápido possível e a Defesa Civil seja acionada”, orienta.

O responsável pela Defesa Civil Municipal reforça que Porto Real se encontra em uma região de grande incidência de raios. “Somos uma área extremamente favorável a eventos naturais como tempestades de raios. O último levantamento do INPE, no final de 2017, constatou o nosso município como o primeiro lugar do ranking geral, atingindo a densidade de 27 raios por km2 anualmente. Por isso é muito importante tomar diversos cuidados para evitar acidentes que podem ser fatais. Evitar ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores e perto de cercas, sacadas, varandas, toldos e decks. Evitar objetos que conduzem eletricidade como: telefone com fio, celular conectado ao carregador, chuveiro elétrico, etc. Objetos metálicos grandes também devem ser evitados. Caso fique desabrigado o ideal é buscar abrigo em um veículo com as portas e janelas fechadas e sem encostar-se na lataria até que a tempestade passe”.

Monitoramento constante

Nesse período com índice pluviométrico elevado, a Defesa Civil está intensificando os trabalhos de monitoramento, orientando a população sobre os riscos decorrentes das chuvas, conforme o disposto no Plano de Contigência (PLANCON). Os moradores dos bairros Jardim das Acácias, São José e Parque Mariana receberam as orientações na segunda, 8.

O telefone de contato da Defesa Civil é (24) 3353-3537 (segunda a sexta). À noite, finais de semana e feriados o contato deve ser feito pelo (24) 3353-1245.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *