Prazo para acompanhamento do “Bolsa Família” é prorrogado
9 de janeiro de 2018
Polícia Civil prende suspeito de assassinar três jovens em Patitiba
9 de janeiro de 2018


Jornada de Folia de Reis em Volta Redonda será regional

Folia de Reis

Nova data de apresentação na Ilha São João foi acertada pela Associação dos Profissionais de Folia de Reis do município

O Encontro das Jornadas de Folia de Reis, que tradicionalmente era realizadoem Volta Redonda no início de janeiro, este ano acontecerá no Sábado de Aleluia, 31 de março, dia de malhação de Judas. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, a mudança da data foi uma reivindicação da direção da Associação dos Profissionais e Amigos dos Movimentos Culturais Brasileiros e de Artes do Estado do Rio de Janeiro.

”A escolha dessa data foi um consenso, porque logo depois da Jornada de Reis, vem a Jornada de São Sebastião e a quaresma, onde as Folias ficam paradas. Em seguida, vem a Semana Santa, e o Sábado de Aleluia, 31 de março, quando as Folias voltam a se apresentar”, disse Aline Ribeiro.

A Associação das Folias de Reis, criada em fevereiro do ano passado, já reúne 23 entidades cadastradas. Durante o evento, cada Folia tem meia hora para se apresentar. O evento acontecerá na Ilha São João e terá entrada gratuita.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, explicou que com a mudança da data a Associação das Folias de Reis pretende fazer um encontro regional em Volta Redonda. O motivo:  a comemoração aos 20 anos de jornadas. Serão convidadas Folias de Reis de várias cidades da região para participar da apresentação.

“Os grupos já estão bem organizados nesta associação e querem um prazo maior para organizar a apresentação, além de decidirem as prioridades para a utilização da ajuda de custo que a prefeitura fornece para os grupos de Folia de Reis de Volta Redonda, com as roupas, transporte, melhoria de instrumentos, entre outras necessidades urgentes”, disse a secretária de Cultura.

Ela destacou a importância do poder público em garantir a continuidade do investimento na cultura: “A nossa cultura é muito viva. O encontro das jornadas de Folias de Reis, pela primeira vez, será regional e marcará duas décadas dos grupos de Folia. Esta é uma manifestação cultural e popular, tradicional, de muita relevância para a cultura brasileira. A Folia de Reis passa de geração a geração, com os seus palhaços, mestres, integrantes, merece o nosso incentivo para não deixar que esta tradição acabe”, enfatizou.

A presidente da nova associação dos grupos de Folia de Reis do município, Maria das Graças Cristina, a dona Quina, como é conhecida no bairro Siderlândia explicou que a entidade representa todos os grupos de Folia de Reis da cidade, mas têm caráter estadual.“A entidade já está devidamente cadastrada na secretaria municipal de Cultura, representando todos os grupos de jornada de Folia de Reis do município, tornando mais fácil o diálogo com o governo municipal”, conclui.

Durante o Encontro Regional de Folia de Reis em março na Ilha São João, a Secretaria de Cultura fará uma homenagemem memória ao seu ex funcionário, Paulo Cesar Serafim, o Paulinho, falecido no ano passado: “Ele foi um grande incentivador das jornadas de Folia de Reis em Volta Redonda por mais de 10 anos. E mesmo já doente, ele me ajudou muito aqui na secretaria na organização das jornadas”, enfatizou Aline Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *