Pinheiral bate meta do Ministério da Súde e vacina mais de 95% contra a febre amarela
29 de janeiro de 2018
Morador Rio das Flores morre vítima da febre amarela no Rio
29 de janeiro de 2018


Defesa Civil de Itatiaia dá dicas preventivas em caso de tempestades de verão

Com a chegada do verão, quando as chuvas fortes são mais comuns, a Defesa Civil de Itatiaia, vinculada a Secretaria Municipal de Ordem Pública, informa os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas durante essas ocasiões para evitar transtornos e possíveis danos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Valdair do Nascimento, entre as principais medidas preventivas estão: construir somente em locais seguros para evitar acidentes. Nesse caso de iniciar uma construção, o coordenador lembra que o morador deve procurar um técnico para orientar sobre a obra e regularizar a mesma junto a Secretaria de responsável, na Prefeitura.

Outra orientação é que o morador evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras, principalmente  durante o período chuvoso. A retirada pode causar a ruptura do local e causar acidentes. Também devem ser evitadas construções próximas a barrancos e muros de contenção.

A instalação e limpeza das calhas de chuva nas residências e comércios e o acondicionamento e direcionamento correto do lixo por parte dos moradores é outra forma de prevenção importante. O lixo ou entulho jogado nas encostas  durante as chuvas podem escorregar e entupir drenagens e causar danos à residência. É importante também que o lixo não seja jogado junto à  terrenos baldios, bueiros, quintais, córregos ou na rua.

No que se refere ao plantio de árvores, a Defesa Civil pede que os moradores que evitem plantar limoeiro, bananeiras e coqueiros nas encostas, uma vez que as folhas, troncos e raízes dessas plantas favorecem ao acúmulo de água no solo, podendo ocasionar deslizamentos.

– Alguns cuidados são muito importantes. Nos barrancos optem por plantar pequenas árvores frutíferas ou rasteiras, elas aderem melhor o solo e dificultam o deslizamento. Solicitamos a todos ainda que não desmatem, pois tanto as árvores, como as demais vegetações servem para conter os deslizamentos – disse o coordenador da Defesa Civil, lembrando que em caso de dúvidas quanto as espécies de árvore os moradores podem buscar orientações junto a Secretaria de Meio Ambiente.

No caso das chuvas fortes, que geralmente vem acompanhada de raios, a Defesa Civil ressalta que é fundamental que os moradores desliguem os aparelhos das tomadas para evitar curto circuito nos equipamentos. Outra dica é não se abrigar embaixo de árvores. Também é importante que todos fiquem atentos aos níveis d’água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas.

O coordenador de Defesa Civil frisa que a prevenção ajuda a evitar acidentes, e reforça que é importante também que as pessoas fiquem atentas a problemas estruturais nas residências, como trincas e rachaduras, que podem  indicar problemas de estrutura e risco de queda. Muros com estrutura estufada, postes e árvores inclinadas podem  estar relacionados à movimentação de terra e, portanto, com risco de queda.

– Nossa orientação maior é que as pessoas fiquem sempre atentas, acompanhem os boletins meteorológicos e a qualquer sinal de perigo mantenham a calma e busquem imediatamente ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros – finalizou, Valdair do Nascimento.

A Defesa Civil fica localizada na Secretaria de Ordem Pública, junto a  Rodoviária Municipal, localizada na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, S/N, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou  (24) 3352 6752.

Confira algumas orientações

Construa somente em locais seguros sob a orientação de um técnico;

Acompanhe os boletins meteorológicos;

Evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras;

Mantenha ralos, esgotos, bueiros e valas sempre limpos;

Realize a limpeza periódica das calhas e telhados;

Não jogue lixo ou entulho nas encostas, bueiros, quintais, córregos e na rua;

Verifique as instalações elétricas, desligue e desconecte os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;

Verifique se existem problemas estruturais nas residências, como rachaduras e trincas e faça correção;

Mantenha as portas e janelas da casa fechadas, para evitar entrada de ventos fortes;

Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios;

Não atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas; pode ser arriscado;

Saiba onde existe um lugar seguro, para um caso de emergência;

Nunca deixe crianças sozinhas;

Evite sair de seu local durante as chuvas, aguarde a intensidade diminuir ou a chuva acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *