EPD economiza mais de R$ 50 mil na impressão dos carnês do IPTU
13 de fevereiro de 2018
Bloco das Piranhas arrasta seis mil foliões e bate recorde de público
13 de fevereiro de 2018


Blocos em Barra Mansa e matinê no Calçadão reúnem mais de 4 mil pessoas neste domingo

Diversão garantida para todas as idades na matinê e nos blocos carnavalescos Se Vira Nos Trinta, no Siderlândia; Nunca Mais eu Bebo Ontem, no Vila Nova e Bloco do Boi, no Roberto Silveira e Centro

Quem aproveitou o domingo, dia 11, para pular carnaval em Barra Mansa encontrou muitas opções. Três blocos carnavalescos desfilaram na cidade, além da matinê com DJs no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro. Segundo a Guarda Municipal (GM), as comemorações reuniram mais de 4 mil pessoas. Agentes da GM e policiais militares fizeram a segurança dos eventos.

Com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, a Matinê do Calçadão do Samba, no Centro da cidade, agitou desde os mais novos até os idosos levando para a Beira Rio reurbanizada mais de 250 pessoas. A festa teve início às 15 horas com muita música através de diversos DJs, praça de alimentação e espaço kids.

No início da tarde, o bloco Nunca Mais Eu Bebo Ontem deu a largada no bairro Vila Nova. Mais de 200 pessoas se divertiram. Em seu quarto ano de existência, o bloco Se Vira Nos Trinta também festejou a folia e arrastou dezenas de pessoas para as ruas do bairro Siderlândia.

Bloco do Boi: Tradição e modernidade

O Bloco do Boi, que completa 72 anos em 2018, seguiu para o seu segundo dia com muita animação e alegria com a já tradicional bateria e seu trio elétrico. Mais de 3500 foliões partiram do bairro Roberto Silveira, ao lado do Campo do Minas Esporte Clube, com destino ao Centro, passando pelas ruas Pinto Ribeiro e Duque de Caxias e nas avenidas Joaquim Leite e Argemiro de Paula Coutinho, retornando ao bairro de origem.

O presidente do Bloco do Boi, o vereador Luis Antônio Cardoso, está há 28 anos à frente da organização e mesmo assim diz que fica nervoso antes do início do carnaval. “Como sou nascido no bairro, passo a minha vida inteira junto ao Bloco do Boi. Juntamente com um grupo de diretores visando sempre a garantia e a diversão da população, arrastamos entre seis e oito mil pessoas, por dia, de sábado a terça-feira de carnaval”, conta.

Segundo Luis Antônio Cardoso, o tema do bloco desse ano é Paz. Os organizadores aproveitarão o momento para despertar no cidadão barramansense o amor pelo município promovendo uma festa para toda a família. “O intuito é não deixar a tradição morrer. Estou muito feliz e agradeço a todas as pessoas que me ajudaram. Desejo que esse carnaval seja de muita paz e alegria para todos”, destacou.

Segundo os moradores mais antigos do Roberto Silveira, o bloco teve início com a brincadeira de um folião que teria pegado a carcaça de um boi e saído com o objeto pelas ruas do bairro nos dias de Carnaval. Na brincadeira, o mesmo homem corria atrás das crianças com a carcaça do boi, o que até hoje é mantido, no entanto com animais reproduzidos com algumas alegorias das escolas de samba do Rio. Dois bois gigantes fazem a festa da criançada que, além do efeito de fumaça que soltam pelo nariz, também emitem o som dos animais.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL EM BARRA MANSA

Dia ‪13/02 – Terça-Feira

15h ‪às 20h | Matinê com DJs – Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco

16h ‪às 20h | Bloco do Boi – Centro

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Alterações no tráfego do entorno do Palácio Barão de Guapy, próximo ao local do evento. A Av. Getúlio Vargas, conhecida como Beira Rio, abriga o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. O trecho atrás da Câmara Municipal está fechado desde ‪às 18h da sexta-feira, dia 09, e permanecerá até ‪às 23h da ‪próxima terça-feira, dia ‪13 de fevereiro. Durante os dias do evento, o tráfego de veículos será desviado pela da Rua Mamede Froes Andrade em sentido mão dupla.

É importante que os motoristas evitem trafegar por essas ruas e tenha atenção à sinalização e orientações dos agentes de trânsito. Para situações de emergência o melhor acesso à Santa Casa é pela Rua Luis Ponce, ou pelas Ruas Cristóvão Leal e Santos Dumont, até chegarem à Rua Pinto Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *