Volta Redonda lança comunicação interna entre servidores públicos
27 de fevereiro de 2018
Quase 2 mil pessoas participam da 5ª Session nos Bairros
27 de fevereiro de 2018


Escritor de Porto Real conquista o Prêmio de Olho Vivo de Melhor Livro

Oitava edição do evento foi marcada por Maratona Cultural

Uma premiação que iniciou na década de 1990, em um jornal impresso de circulação na Região do Médio Paraíba Fluminense. Na internet, o início foi em 2010. Esta é a oitava edição do evento do Prêmio Olho Vivo e é uma iniciativa inédita na região, sem registro de outro evento semelhante em seus objetivos e alcance. O idealizador do prêmio, o jornalista Cláudio Alcântara relatou que a ideia se deu ao constatar a necessidade de promover maior visibilidade aos artistas e seus trabalhos, carentes de canais de comunicação especializados no assunto. Em Porto Real, o escritor e jornalista, Edson Sill, conquistou a premiação na categoria Livro. O livro, As Crônicas do Sill, lançado em setembro de 2017, na 5ª Feira Literária Cultural, em Porto Real, foi o mais votado pelos jurados do Prêmio Olho Vivo realizado no Memorial Getúlio Vargas, em Volta Redonda, no domingo, 25.

Edson Sill relatou a experiência de ter seu primeiro livro premiado poucos meses após o lançamento. “Fiquei realmente paralisado ao ver que anunciaram As Crônicas do Sill como o vencedor do prêmio. Foi uma surpresa muito agradável e só tenho a agradecer a todos que votaram no meu livro na internet e aos jurados que apreciaram o meu trabalho. Agradeço também ao Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), na pessoa do presidente Rozan Silva, e, principalmente, ao jornalista Cláudio Alcântara pela oportunidade e a todos os organizadores do Prêmio Olho Vivo. Sinto-me lisonjeado e estimulado a colaborar para o desenvolvimento cultural, principalmente no ramo literário da nossa região”.

“O Prêmio Olho Vivo tem o objetivo de reconhecer artistas de destaque em diferentes segmentos artísticos dos municípios fluminenses. Não tem o propósito de premiar o melhor em determinada categoria, e sim destacar e homenagear artistas de produção contínua. O principal objetivo é incentivar a profissionalização dos artistas participantes, bem como ampliar as habilidades dos artistas profissionais que atuam nos dez municípios onde o prêmio atua”, explicou o jornalista Cláudio Alcântara.

Para Cláudio o evento ficou dentro das expectativas e afirmou que o alcance regional é um dos destaques do Prêmio Olho Vivo. “Por ser o primeiro ano desse formato, ficou dentro das expectativas em alguns palcos, como Música, Teatro, Dança e Artes Visuais. Já em outros ficou abaixo das expectativas. São eles os palcos Literatura, Conteúdo Digital e Espaço Kids. Uma das felicidades é poder premiar artistas de toda a região: Barra do Piraí, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Volta Redonda, Paraty e Angra dos Reis”, completou Cláudio.

“Porto Real é um berço de grandes talentos em diversas áreas da cultura, e o Prêmio Olho Vivo veio para salientar ainda mais essa ideia. No ano de 2017, Sill fez o lançamento de seu livro em nossa Feira Literária e hoje deixa Porto Real orgulhosa com a conquista dessa colocação. Parabéns ao autor e tenham certeza que Secretaria de Educação, Cultura e Turismo tem o firme propósito de sempre incentivar, de valorizar nossos artistas locais”, concluiu o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva. Foto: Cardeal Photo & Vídeo

Ganhadores

Mais de 150 artistas participaram da Maratona Cultural, que somente na hora da cerimônia de entrega dos troféus reuniu mais de 450 pessoas. Confira abaixo os premiados nas diversas categorias:

Artista Plástico – Oswaldo Fernandes

Modelo Feminino – Pamela Suelen

Performance/Dança – Lissiana Schlick

Modelo Masculino – Warley Santanna

Instrumentista – Jorge Eduardo

Fotógrafo – Gusttavo Lacerda

Ator – Thiago Freire

Atriz – Amanda Araújo

Poeta – Gabriel Sam

Intérprete – Rafaela Rodrigues

DJ – Colombia

Dupla – Max Oliveira & Gustavo

Grupo de Pagode/Samba – OpSamba

Banda – Orunaiyê

Conteúdo Digital – Salada Mixta

Clipe – Feito café (banda Feito Café)

CD/EP – Rock caiçara (banda Moeda Paralela)

Livro – As Crônicas do Sill (Edson Sill)

Canção – Brisa do vento (Edmar dos Santos Azevedo)

Espetáculo Teatral – Censurado (Cia. de Teatro Arte em Cena)

1 Comment

  1. Cardeal Photo & Video disse:

    Excelente matéria, bastante abrangente e explicativa. Faltou apenas dar o crédito da foto que ilustra a matéria a Cardeal Photo & Video, que apoiou e cobriu todo o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *