Pela primeira vez na história do Regime de Previdência Social Valença consegue o CRP
3 de março de 2018
Campanha Páscoa Solidária arrecada caixas de bombons para crianças assistidas pelo S.O.S VR
3 de março de 2018


Revitaliza Resende: escola da Fazenda da Barra I é modernizada e entregue à população

Programa municipal finaliza reformas da quarta escola só este ano. Escola Esther Politi está novinha em folha e alunos comemoram com apresentação teatral

A sexta-feira amanheceu com muita festa e celebração entre pais, alunos e educadores no bairro Fazenda da Barra I, nesta sexta-feira, dia 02. Isso porque a Prefeitura de Resende entregou as obras de reforma e revitalização da Escola Municipal Esther Politi, que transformaram por completo o espaço de aprendizado dos estudantes. A entrega foi realizada às 7h, com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária de Educação, Rosa Frech, da presidente do Instituto EDUCAR, Alice Brandão, além de representantes do legislativo e da comunidade local. O evento é mais uma conquista do programa Revitaliza Resende, que está trazendo vida, segurança e modernização a diversos espaços públicos da cidade.

O evento contou com uma apresentação teatral encenada pelos alunos do 5º ano, que, de forma lúdica, festejaram a transição do estado de deterioração para o novo ambiente. As crianças também emocionaram os presentes com uma homenagem aos professores e funcionários da unidade.

– Mais uma revitalização. Não se trata apenas de recuperação física da estrutura do imóvel, mas sim da revitalização das nossas almas de educadores. Ela renova a vontade de fazer o melhor pela escola e pela educação. Ela reforça a vontade de aprender das crianças, além da confiança e respeito dos pais pela unidade escolar – enfatiza Rosa Frech.

O programa Revitaliza Resende vem transformando áreas públicas abandonadas em novas paisagens, mobilizando voluntários e servidores para a realização destes serviços. Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, as melhorias no setor de educação eram urgentes em Resende, e não poderiam esperar por um cenário financeiro confortável. Para o chefe do Executivo, a vontade em realizar por parte da administração municipal supera as dificuldades econômicas encontradas pela atual gestão.

A revitalização de tantos prédios públicos só está sendo possível graças ao enxugamento da máquina pública, iniciado em 2017 pela atual gestão municipal. Contratos foram cortados e renegociados, imóveis alugados foram entregues, além da diminuição no número de cargos comissionados que possibilitou à administração direcionar recursos para áreas que aguardavam investimentos há muitos anos.

Em mais uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a educação do município, o prefeito faz questão de destacar a importância do trabalho que vem sendo feito. Segundo ele, o objetivo da gestão é fechar o ano de 2018 com 50% das escolas municipais reformadas. O trabalho contínuo já deixou resultados em outras unidades e segue com novos compromissos previstos, sendo o próximo marcado já para a próxima semana.

– Não é simplesmente trocar a pintura, é deixar as escolas realmente novas, como as crianças merecem. Já é mais do que comprovado que uma escola bonita, adequada, confortável e bem cuidada é fundamental para a potencialização do aprendizado. O rendimento e aproveitamento escolar dessa forma são muito melhores – reforçou o prefeito.

Melhorias realizadas

De acordo com a diretora da Escola Municipal Esther Politi, Maria Luiza dos Santos, entre as melhorias realizadas na unidade estão a retirada de umidade das paredes e a recuperação do emboço, revisão das partes elétrica e hidráulica, higienização do piso, limpeza das caixas d’água, recuperação dos ventiladores, substituição dos vidros das janelas que estavam quebrados e troca de todas as portas da unidade.

Além disso, a escola também ganhou pintura externa e interna, com a aplicação de ilustrações infantis e frases educativas, sem contar as melhorias realizadas na quadra esportiva que ganhou nova pintura e alambrados.

– Este prédio onde a escola funciona atualmente foi inaugurado há dez anos e neste período a Prefeitura não realizou nenhuma reforma em suas instalações, o que fez com que a escola ficasse em condições precárias por falta de manutenção. Agora, com as obras realizadas pela atual gestão, nossa escola ficou com por cento e tudo foi feito com excelência – frisou a diretora.

Com a entrega das obras da Esther Politi, sobe para quatro o número de unidades escolares recuperadas pela Prefeitura apenas este ano. As outras três são a Escola Municipal Maria de Assis Barboza, no Cabral, e as creches Novo Surubi e Morro do Cruzeiro, todas entregues em fevereiro. Menos de uma semana após o evento na Fazenda da Barra I, no dia 07, a Prefeitura planeja entregar também a Creche Municipal José Roberto Sampaio. Localizada no bairro São Caetano, a creche, que está em fase de finalização das obras, é uma antiga reivindicação dos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *