Prefeitura inicia reforma e ampliação da capela mortuária de Resende
11 de março de 2018
Samuca Silva reúne equipe de governo na manhã de domingo
11 de março de 2018


Prefeitura retira 50 caminhões de barreiras em 48 horas nas estradas rurais

Quatro caminhões e três máquinas atuam no atendimento das situações de emergência

Em menos de 48 horas, entre a manhã de segunda-feira, 05 de março, e o final da tarde de quarta-feira, 07, a Prefeitura de Quatis já retirou mais de 50 caminhões de barreiras que caíram nas estradas rurais do Município.

O balanço parcial do trabalho de atendimento às situações de emergência provocadas pelas chuvas ocorridas na cidade a partir de domingo foi divulgado na manhã de hoje, quinta-feira, pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. A maior parte da terra foi removida na estrada de acesso a Falcão e na parte interna do distrito, que se localiza na zona rural, a 18 quilômetros do Centro de Quatis (cerca de 30 caminhões, entre barreiras e lama sobre o piso de paralelepípedos da avenida mais importante de Falcão).

O prefeito Bruno de Souza (MDB), que esteve durante todo o dia de terça-feira e metade desta quarta-feira acompanhando pessoalmente os trabalhos de remoção de detritos no distrito de Falcão, informou que quatro caminhões, três máquinas retroescavadeiras e dez operários estão de prontidão permanente desde a semana passada com o objetivo de socorrer as comunidades rurais afetadas pelos transtornos provocados pelos temporais, principalmente no caso de deslizamentos de terra e queda de barreiras. Além de Falcão, a prefeitura fez remoção de barreiras em estradas das regiões de Santana, Joaquim Leite, São Joaquim e Bom Retiro.

– Dependendo da situação, a equipe de operários é reforçada com trabalhadores da própria Secretaria de Obras. Nesta quarta-feira, por exemplo, os serviços de atendimento aos moradores e produtores rurais de Falcão mobilizaram 25 profissionais. Devido aos transtornos da chuva neste distrito, tivemos que deslocar três máquinas retroescavadeiras, quatro caminhões e um caminhão pipa para o distrito. O uso do caminhão pipa foi necessário no sentido de ajudar a eliminar o lamaçal que se formou nas vias principais – disse o prefeito, acrescentando que a administração municipal vem realizando ainda reparos em um bueiro da rua principal do distrito.

Segundo Bruno de Souza, “a prioridade da prefeitura no momento é mesmo o atendimento aos casos de urgência, porque qualquer revestimento que se faça agora sobre o piso das estradas certamente estará perdido na primeira chuva forte que ocorrer após a realização do serviço”. Ele enfatizou ainda que a prefeitura vem trabalhando para garantir o escoamento da produção leiteira. Até o momento, nenhuma estrada chegou a ser interditada totalmente, mas pelo menos dois caminhões de leite ficaram atolados desde domingo, e tiveram que ser retirados com o auxílio de máquinas da Secretaria de Obras.

ALAGAMENTOS – A chuva ocorrida na tarde desta quarta-feira causou também alagamentos na área urbana. O problema foi registrado na Avenida Euclides Guimarães Cotia, próximo ao ponto de embarque de passageiros de ônibus, e na Avenida Avelino Batista Soares, logo depois da Praça dos Expedicionários (sentido Centro – Bondarowsky), ambas no Centro da cidade. Ocorreu um alagamento também na Rua dom Agnelo Rossi, no bairro São Benedito. Em nenhum dos três casos, não houve casas ou estabelecimentos alagados.

– Nas duas avenidas do Centro, o sistema de drenagem permitiu o escoamento total da água cerca de 15 minutos após o temporal. Já na Rua dom Agnelo Rossi, no bairro São Benedito, o alagamento foi provocado por um bueiro entupido. Na manhã de hoje (quinta-feira), as equipes da prefeitura já estavam no local fazendo a limpeza de bueiros. Infelizmente, constatamos lixo jogado dentro do bueiro, principalmente garrafas de plásticos, o que agravou ainda mais a situação, daí o pedido que fazemos novamente à população no sentido de manter os bueiros e as vias públicas limpas – disse o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, César Salazar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *