Laranjal surgiu para acolher diretores e altos funcionários da CSN
12 de março de 2018
Prefeitura de Pinheiral inicia cadastro para novos artesãos
12 de março de 2018


Guardas municipais de Volta Redonda e do Rio trocam experiência

Órgão carioca elogia trabalho desenvolvido em Volta Redonda e afirma que é referência em todo Estado do Rio

A Guarda Municipal de Volta Redonda recebeu nesta segunda-feira, dia 12, uma comitiva da guarda metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Os agentes cariocas vieram à cidade para conhecer a estrutura e os trabalhos desenvolvidos em Volta Redonda, que atualmente é uma referência em todo o Estado do Rio. O encontro aconteceu na sede na Guarda Municipal, na Ilha São João.

A comitiva foi liderada por Rodrigo Joles, assessor de gestão e estratégica da Guarda Metropolitana: “Fiquei impressionado com o trabalho de Volta Redonda. Trocamos informações para melhorarmos cada vez mais as instituições. Volta Redonda tem um grande percentual de veículos per capita e isso é um desafio para os agentes daqui, que tem expertise e experiência”, ressaltou Joles, que veio acompanhado por outros três guardas da capital fluminense.

O comandante da Guarda de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, ministrou uma palestra sobre principais as atividades desenvolvidas pela instituição. “Essa troca de informação e de experiência é de fundamental importância para o aprimoramento do trabalho no dia a dia da Guarda”, disse Dalboni, que comanda um efetivo de 160 homens.

Na semana passada, uma equipe de Volta Redonda esteve em Angra dos Reis. A cidade litorânea está em processo de criação do órgão municipal. Lá, os agentes explicaram o funcionamento operacional e burocrático da instituição.

“Angra dos Reis ainda não possui uma Guarda Municipal e nos pediram para ajudar a criação da instituição. Isso mostra que o órgão de Volta Redonda é referência para os demais municípios”, destacou Dalboni.

O comandante da GM citou ainda o trabalho em conjunto com a Polícia Militar e Civil. Na ronda escolar, por exemplo, a equipe da guarda tem a companhia de pelo menos um policial militar. A mesma parceria acontece com a Patrulha Maria da Penha.

Com a Civil, a guarda realiza operações de inteligência. Há duas semanas, por exemplo, a parceria resultou na prisão de uma quadrilha extorsão que atuava na região. Na ocasião, quatro pessoas foram presas.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, elencou as conquistas para o órgão municipal nos últimos meses. “O guarda avançou muito na cidade. Ainda neste semestre, vamos receber dez novos veículos que serão utilizados em rondas; o comandante da tropa foi escolhido numa lista tríplice; demos à autonomia e status de secretaria à Guarda. Precisamos ainda avançar mais, porém estamos no caminho certo”, finalizou Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *