Exposição comemora mês da mulher
20 de março de 2018
Prefeitura e direção de escola decidem data para volta às aulas na Marizinha Félix
20 de março de 2018


BM acelera na criação de MEIs e atendimentos à população

CENTRO DE BARRA MANSA

Município abriu 189 novos MEIs entre janeiro e fevereiro desse ano; número de atendimento no Centro de Atendimento ao Trabalhador também aumentou

Barra Mansa, acompanhando a melhoria do cenário nacional, vem aumentando o atendimento às empresas, empreendedores e trabalhadores do município. Somente no acumulado de 2018, entre os meses de janeiro e fevereiro, o município abriu 189 novos MEIs (Microempreendedores Individuais), propiciando, assim, a formalidade, o aumento da capacidade produtiva da empresa ou do serviço prestado e a retomada da atividade econômica, abrindo oportunidades de mercado e geração de renda.

Segundo o responsável pelo Catei (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual), Deyvison Roberto Nascimento, o município possui 6734 microempreendedores individuais ativos de diversos setores como alimentação, construção civil, comércio de roupas e estética como cabeleireiros. “O número é positivo e representa um MEI a cada 30 habitantes. É importante salientar que os MEIs dispõem de direitos trabalhistas, contribuem para a Previdência e, podem, ainda, dispor de um funcionário, desde que este receba até um salário mínimo”, explicou.

Os empreendedores que desejam se cadastrarem como Microempreendedores Individuais devem se dirigir ao CATEI, situado à Rua Luiz Ponce, 263, Centro, ao lado do Campla. Para a viabilidade do cadastro é necessário que os prestadores de serviços que não possuem ponto fixo estejam com os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, IPTU, Título de Eleitor e recibo da última Declaração do Imposto de Renda, caso tenha feito. Já os empreendedores que têm ponto fixo devem levar o Comprovante de Residência e o IPTU do local do comércio, além dos demais documentos já citados acima. O atendimento de viabilidade para abertura do MEI é feito de segunda a sexta-feira de 8 às 11h30.

VISTA PARCIAL DE BM

Além deste aumento de fluxo de atendimentos, o CATEI vem aumentando sua capacidade operativa, com revisão de processos e aumento na agilidade na prestação de serviço. Prova disso é que empresas da região estão procurando a instalação para realizar processos seletivos em conjunto utilizando os espaços da Prefeitura, otimizando assim, o processo de captação de talentos com o aproveitamento do banco de candidatos existente no órgão. “A melhoria dos resultados está ligada ao desenvolvimento de ações estratégias dentro do CATEI, que hoje atende pessoas que vêm em busca de orientação, encaminhamento profissional e regularização de suas atividades empresariais”, afirmou Deyvison.

VISTA PARCIAL DE BM II

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, o aumento da capacidade operativa do órgão está diretamente ligado a um grande anseio da sociedade, que é a melhoria nos serviços públicos. “A aproximação entre o setor produtivo e o setor público só tende a crescer e aumentar a geração de valor para a população, que passará a contar com maior apoio neste processo de recuperação do emprego”, enfatizou.

Sobre as tendências para 2018, as expectativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é que o emprego volte a crescer na região, sempre andando com base nas estatísticas e expectativas oficiais. No relatório divulgado pelo Boletim Focus ontem, dia 19, a expectativa é que o PIB nacional cresça 2,8%, confirmando a tendência de crescimento no emprego e renda, melhorando o ambiente de negócios regional.

Para finalizar, Agnaldo Raymundo informou que novas ações estão acontecendo e prontas para iniciar como uma parceria com a AgeRio – Agência Estadual de Fomento – para a concessão de crédito para micro e pequenos empreendedores residentes em Barra Mansa. “Essa concessão de crédito, por meio desta parceria, ajudará a expansão da atividade econômica e a estruturação deste segmento tão importante da geração de renda local”, concluiu.

VISTA PARCIAL DE BARRA MANSA IV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *