Operação tapa-buracos beneficia diversos pontos da cidade
20 de março de 2018
Policial Militar recebe abraço de criança em Pinheiral
20 de março de 2018


Dia Mundial da Água tem programação especial em VR

Comemorações contam com ações como concurso fotográfico, caminhada ecológica e passeio ciclístico

A Prefeitura de Volta Redonda preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Secretaria de Educação (SME) e com o Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), vai promover um concurso fotográfico entre estudantes da rede municipal e atividades recreativas, além de caminhada ecológica, limpeza das margens do Rio Paraíba do Sul e passeio ciclístico.

“A prefeitura tem investido em educação ambiental nas escolas a fim transformar o nosso futuro, fazendo com que as crianças saibam da importância em preservar os recursos hídricos e poupar água evitando desperdícios. Investe também em reflorestamento, pois as árvores protegem nossos rios”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos.

As ações tiveram início com um concurso de fotográfico de mural em 18 escolas, sendo 13 da rede municipal e 5 da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Com o tema “O futuro da água”, o concurso seguirá até o dia 23 e participam estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A turma premiada fará uma visita monitorada à ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) Belmonte no próximo dia 28.

“São mais de 10 mil alunos participando e os murais ficarão expostos nas escolas. Depois, será tirada uma foto do mural e enviada para uma comissão julgadora”, contou a secretária de Educação, Rita de Cássia Andrade.

Como o mesmo tema, estudantes da rede pública participarão de atividades recreativas na ETA Belmonte, no dia 22, quinta-feira. A SMMA vai oferecer atividades como desenho, doação de mudas, além da árvore dos desejos – uma árvore pintada em banner onde as crianças colam seus desejos no lugar das folhas. De acordo com o diretor-presidente do Saae-VR, José Geraldo Santos, o Zeca, serão seis turmas divididas na parte da manhã e à tarde.

“Eles poderão conhecer como tratamos nossa água e visitar as instalações. Também haverá instruções de como podemos fazer o uso racional da água”, explicou Zeca, acrescentando que o Saae-VR também realizará a distribuição de água em outros eventos daDefinir imagem destacada programação ao Dia da Água.

No dia 23, sexta-feira, estudantes da rede municipal participarão de uma caminhada ecológica e de limpeza de um trecho das margens do Rio Paraíba do Sul. A concentração será na Praça 12 de Outubro e o fim do percurso será próximo ao fórum, no Aterrado. “Vamos caminhar junto das crianças nas margens do rio, fazendo uma limpeza, coletando todos os resíduos jogados irregularmente”, citou Daniela Vasconcelos.

Passeio Ciclístico para conscientizar e promover lazer

Como parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água, Volta Redonda sediará no domingo, dia 24, às 9h, o 1º Pedal pelas Águas na cidade. Realizado pelo Comitê Médio Paraíba do Sul, o passei ciclístico tem como objetivo estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais (principalmente a água) de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por famílias e amigos.

“Queremos promover o uso consciente da água e a boa qualidade de vida. Todos os cidadãos estão convidados a levar suas bicicletas e participar do evento”, frisou o prefeito Samuca Silva.

O percurso do passeio ciclístico será da Praça Sávio Gama (praça da prefeitura), no Aterrado, até o Parque Aquático, na Ilha São João. A inscrição é feita pelo e-mail dplamvr@gmail.com. Todas as informações estão disponíveis no site do comitê: www.cbhmedioparaiba.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *