PMVR segue revitalizando as ruas da cidade
22 de março de 2018
Saúde amplia faixa etária para vacinações contra HPV e Meningite C
22 de março de 2018


Mega Balcão leva cidadania para bairros de Resende

Evento, que possibilita a emissão gratuita de documentos, busca atender principalmente moradores da Granja do Januário

Os moradores do Jardim do Sol, da Fazenda da Barra I, do Jardim Esperança, e principalmente da Granja do Januário, comunidade bastante afetada pelas chuvas que atingiram o município no início do mês de março, terão neste sábado, dia 22, a oportunidade de resgatar sua cidadania, retirando a segunda via de documentos básicos, além de terem acesso a diversos serviços sociais gratuitos. As atividades serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do programa Mega Balcão de Direitos que acontece das 9h às 12h, na praça do Jardim do Sol.

Além do encaminhamento para gratuidade na retirada de documentos, como carteira de identidade e certidão de nascimento, o Mega Balcão também  disponibilizará aos moradores ações como aferição de pressão arterial e teste de glicemia; cadastramento de famílias para programas sociais; pesagem de crianças para o Programa Bolsa Família; captação de currículos e divulgação do quadro de vagas de empregos, feita pelo Sine; atividades recreativas voltadas para o público infantil; entre outros serviços de saúde, assistência social e habitação.

O Mega Balcão contará também, na área da saúde, com a presença de equipes dos Programas Saúde da Família, DST/AIDS, CAPS AD e saúde bucal, além de um consultório ao ar livre. E quem quiser informações sobre as políticas públicas e os serviços oferecidos no município para as mulheres, as pessoas com deficiências e a população negra, também poderá obter informações, através das equipes das coordenadorias que estarão presentes no local.

Criado na atual gestão, o Mega Balcão de Direitos chega neste sábado à sua segunda edição de 2018 – a primeira foi realizada em janeiro no Paraíso. No ano passado, a iniciativa beneficiou mais de mil pessoas em diversos bairros do município. Entre eles a Granja Minas Gerais, Engenheiro Passos, Baixada da Olaria e Jardim Aliança II, entre outras comunidades. Desta vez, a localização estratégica visa alcançar os moradores da Granja do Januário, que sofreram grandes prejuízos por causa das chuvas.

– É importante que todas as pessoas, em especial aquelas que tiveram prejuízos com as chuvas, tenham acesso aos serviços sociais oferecidos pelo Mega Balcão, entre eles a emissão da segunda via de documentos como o RG e a Certidão de Nascimento, que são essenciais para garantir a nossa cidadania. Com esta iniciativa, queremos reduzir os impactos causados pelas enchentes às famílias que residem naquela região – disse Jéssica Pavone, secretária de Assistencial Social.

Família Acolhedora

Também no sábado, dia 22, outra ação social será promovida pela Prefeitura, desta vez no Calçadão da Avenida Albino de Almeida em Campos Elíseos, próximo a Ponte Velha. A atividade, que visa divulgar o programa Família Acolhedora, será realizada das 9 às 14h. Criado pelo Governo Federal, o programa cadastra famílias que desejam receber temporariamente em seus lares, crianças e adolescentes em risco social. Para isso, os interessados recebem capacitação psicológica e assistência social, além de meio salário mínimo para auxiliar nas despesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *