Volta Redonda lança projeto “Papo Reto” com prefeito Samuca Silva
23 de março de 2018
Estudantes participam da Caminhada Ecológica
23 de março de 2018


Hemonúcleo de BM visa aumentar número de doações diárias

Irregularidade no número de doadores por dia faz estoque de sangue liberado oscilar; hemonúcleo abrirá neste sábado, dia 24

Visando aumentar o banco de sangue, o Hemonúcleo de Barra Mansa abrirá excepcionalmente no próximo sábado, dia 24, para doações das 7 às 11h. A preocupação é com o feriado da Semana Santa, no qual aumentam as viagens e o risco de acidentes nas estradas é maior, necessitando de sangue para cirurgias de emergências nas cidades em que o Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento como Barra Mansa, Valença e Rio das Flores.

Doação de Sangue BM

De janeiro a 21 de março de 2017, foram realizadas 903 doações. No mesmo período desse ano, esse número foi de 947, um aumento de quase 5%. De acordo com o coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, o principal fator para o desabastecimento é que as doações diárias não acontecem de forma regular. “Por mês nós recebemos mais de 340 doações, porém necessitamos de pelo menos 20 doadores por dia para mantermos o estoque seguro e pronto para emergências. O que acontece é uma irregularidade no número de doadores diários fazendo oscilar o estoque de sangue liberado”, explicou.

A medida, segundo o coordenador, é conscientizar os doadores que após o tempo de dois meses para homens e três meses para mulheres, essas pessoas retornem ao Hemonúcleo para doar novamente. “Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente” afirmou. Ele ainda acrescentou que após a doação são realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue. Esses exames ficam prontos em até sete dias e o doador tem acesso ao resultado.

O coordenador reforçou que a carência principal é de sangue do tipo O+ e O-, que é o doador universal, mas todos os outros tipos são muito bem-vindos. Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Outra indicação importante é que o doador deve ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias.

O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

 

Requisitos básicos para doar sangue

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias

» Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão contra a febre amarela em menos de 30 dias

» Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *