Jovens são presos e menor é apreendido na Vila Brasília (VR)
23 de março de 2018
VR lembra Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose
23 de março de 2018


Prefeitura de VR e INEA discutem TAC do Rio Paraíba do Sul

Representantes da prefeitura de Volta Redonda se reuniram com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) nesta sexta-feira, dia 23, para discutir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que pede que o município faça projetos de adequações nas residências que ficam nas margens do Rio Paraíba do Sul. Estiveram presentes representantes do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), COHAB (Companhia de Habitação de Volta Redonda), FURBAN (Fundo Comunitário de Volta Redonda) e secretaria municipal de Ação Comunitária.

Foram discutidas possíveis soluções como propostas de zoneamento ambiental e projetos para diminuir os impactos das inundações, como a criação de parques fluviais e construção de muros que contenham a água da enchente, entre outras sugestões. “Nós tivemos uma reunião anterior com o Ministério Público, onde eles explicaram quais os passos a gente deveria seguir para finalizar esse TAC. Depois nossa ideia é incluir esse trabalho no plano diretor”, explicou Ricardo Machado, assessor do IPPU.

De acordo com a engenheira Civil do INEA, Daniele Batista, essa adequação ambiental é um assunto delicado, porque a legislação ambiental mudou desde as ocupações das margens do Rio. “Na nossa ultima reunião minha maior preocupação foi com a adequação dos núcleos informais. Nós conversamos com a procuradoria do Inea para entender melhor como isso será feito”, contou Daniele.

“Esse tema vem sendo postergado há muitos anos, mas é necessário que todos os agentes envolvidos e interessados sentem, dialoguem e busque juntos, dentro da lei, uma solução para esses questionamentos ambientais. Não podemos deixar de levar em consideração a situação de centenas de famílias ribeirinhas”, disse o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *