Corpo de Bombeiros participa de seletiva para competição
23 de março de 2018
Serra do Eme terá trânsito livre no fim de semana
23 de março de 2018


Volta Redonda alerta sobre prevenção à conjuntivite

ALFREDO PEIXOTO - SECRETÁRIO SAÚDE VR

No mês de março, município registrou aumento significativo no número de casos

Lavar bem as mãos e evitar o contato com os olhos. Duas atitudes simples que podem evitar a conjuntivite. O aumento do número de casos da doença, observado neste mês de março em Volta Redonda e outros municípios da região, levou a Secretaria de Saúde a alertar sobre a prevenção.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que a conjuntivite é uma doença contagiosa que provoca a incapacidade profissional de vários trabalhadores. “O afastamento do trabalho pode levar até ao comprometimento de serviços essenciais como os da saúde, educação e transporte”, afirmou.

Por isso, o coordenador do Serviço Municipal de Oftalmologia, Gustavo Guerra, insiste na necessidade de inserir no cotidiano os métodos de prevenção. “Manter as mãos sempre higienizadas e longe dos olhos é a melhor maneira de evitar o contágio e a transmissão da conjuntivite”, disse.

Ele alerta também que a qualquer sinal de irritação nos olhos devem ser constantemente lavados com soro fisiológico. “Com a persistência da irritação e a presença de secreção, o serviço médico deve ser procurado”, lembrou Gustavo.

Ele informou ainda que o município de Volta Redonda vai seguir a orientação da Secretaria de Estado de Saúde, que solicitou, desde a última terça-feira, dia 20, a notificação de todos os casos suspeitos de conjuntivite. “O objetivo é contabilizar o número de casos e identificar municípios com surto da doença”.

Outras informações sobre a conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e também o interior das pálpebras. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana. Nos dois últimos casos, é contagiosa.

A conjuntivite alérgica acomete mais crianças, não é contagiosa e é provocada pelo ácaro. A viral e a bacteriana são transmitidas pelo contato com as mãos, secreção ou objetos contaminados, como maçanetas, toalhas e água de piscina, em especial morna e com pouco cloro.

Os principais sintomas são coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, com sensação de areia ou ciscos, secreção amarelada (quando causada por uma bactéria) ou esbranquiçada (quando causada por vírus), pálpebras inchadas e grudadas ao acordar.

Em ambientes fechados e com grande circulação, como escolas ou ônibus, o risco de contaminação aumenta. As duas são diferenciadas somente por meio de exame oftalmológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *