Prefeitura de VR e INEA discutem TAC do Rio Paraíba do Sul
23 de março de 2018
Prefeito Samuca Silva lança programa “Comunidade Preventiva”
23 de março de 2018


VR lembra Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose

Equipe da Secretaria de Saúde fez campanha educativa na sexta-feira, dia 23, na Vila Santa Cecília

Volta Redonda promoveu campanha educativa para marcar o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose em Volta Redonda. Comemorada no dia 24 de março, a data foi lembrada com ação da equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) da Secretaria de Saúde na Vila Santa Cecília, nesta sexta-feira, dia 23.

Os profissionais do CDI atenderam a população numa tenda na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, das 9h às 16h. E os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) distribuíram folders educativos sobre a doença nos principais pontos comerciais do bairro.

Entre as principais orientações se destacavam os principais sintomas da tuberculose. “Tosse por mais de três semanas seguidas, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, dor no peito e febre ao final do dia podem ser sintomas da doença”, alertou a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Rejane Maria de Queiroz e Silva.

Ela ressalta que, “ao contrário do que muita gente pensa, a tuberculose ainda existe e não escolhe vítima – pobre, rico, bonito ou feio. Hoje, em Volta Redonda, 53 pessoas estão em tratamento contra a tuberculose”, disse, acrescentando que todos recebem medicamentos gratuitos e assistência médica. “O tratamento é longo, eficaz e não deve ser interrompido”.

A artesã Sônia Maria de Castro Silva, que mora na Morada da Colina e comercializa seus produtos na praça, embaixo da biblioteca, ficou curiosa e logo procurou informações sobre a tuberculose. “É bom saber os sintomas para ficar atenta com a minha saúde e também para orientar as pessoas que convivemos”, disse.

Patrícia Maria de Souza, moradora da Vila Santa Cecília, passava pelo local e resolveu pegar um panfleto informativo. “Tem hora que a gente pensa que nem existe mais tuberculose. Tenho duas filhas jovens, na faculdade, vou conversar com elas sobre o assunto”, falou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o município trabalha na descentralização do diagnóstico e tratamento da tuberculose. “As unidades da Atenção Básica identificam indivíduos que apresentem os principais sintomas da doença, colhem material para o teste do escarro no Laboratório Central e solicitam exame de Raio X feito no Centro de Imagens na Policlínica da Cidadania”, afirmou.

Ele acrescenta que a partir do diagnóstico fechado de tuberculose o tratamento é iniciado na própria Unidade Básica de Saúde. “O CDI, que concentrava todos os tratamentos, é responsável pela distribuição do medicamento e pelos casos de difícil diagnóstico”, completou Alfredo Peixoto.

Para o prefeito Samuca Silva, a campanha educativa tem como objetivo principal divulgar que a tuberculose ainda existe. “É uma doença grave, contagiosa, mas que tem tratamento e é de graça”, afirmou o prefeito, completando que o município de Volta Redonda incentiva a população a procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas da doença e também orienta as equipes do Programa de Saúde da Família para identificar casos suspeitos na comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *