Mutirão oftalmológico atenderá quase 1.500 pacientes em três meses
13 de abril de 2018
Macaé é punido pelo TJD-RJ e perde 26 pontos no Carioca
13 de abril de 2018


São João bairro residencial e comercial em VR

Localizado a margem direita do Rio Paraíba do Sul, no setor Sul, fazendo limites com os bairros Laranjal, Monte Castelo e São Geraldo, o bairro São João nasceu de um loteamento de propriedade dos senhores Chrispim Assis Pereira e Isaias Salgado. A sua identificação como bairro surgiu do próprio nome do loteamento, fortalecendo o seu comércio com a proximidade da Avenida Amaral Peixoto. O loteamento São João foi regularizado em 1955, junto com os loteamentos Prolongamento Machado de Assis e Melhoramento Municipal, ambos regularizados em 1956-1963 para formar o novo bairro.

 Atualmente, o bairro São João mescla comercial e residencial, a partir da construção de novos edifícios residenciais que foram erguidos ao longo dos anos. Uma grande casa noturna está em obras no bairro. Muitos apartamentos estão sendo ofertados para aluguel e venda pelas empresas que atuam no bairro. Segundo o IBGE, o São João tem aproximadamente 3.500 moradores, sendo mais mulheres (1.900) no total do que homens. Somente em duas faixas etárias de 15 a 19 anos e 20 a 24 anos, a população masculina do bairro é maior. Em todas as outras 15 faixas de 0 a 80 anos ou mais, o público feminino supera.

De acordo com o Caderno de Bairros lançado pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), órgão da prefeitura, a marca principal do bairro é a movimentação de um comércio popular, com bares e restaurantes, sorveterias, roupas, artigos de beleza e acessórios, empresas  prestadoras de serviços no conserto de fogões, máquina de lavar, celular, venda de material elétrico, filtros, padarias, esmalteria, produtos medicinais, pet shop e rações, correias e mangueiras, comida japonesa, livraria, oficina de lanternagem e pintura, formação de condutores e outros.

O bairro tem 28 ruas,  2 rodovias, 01 viaduto, 1 passarela, 01 avenida, 03 praças e 02 travessas. Os logradouros mais conhecidos são as ruas Visconde de Taunay, Desembargador Toledo Pizza, Dr. Roberto Silveira, Monteiro Lobato, Rua Araribóia, Marcilio Dias, Antonio Ourique,  Princesa Izabel, Walter Machado, Machado de Assis, Allan Kardec, Ataulfo Pinto dos Reis, Dr. Altair Nogueira da Silva, Leda Guimarães de Macedo, Luiz Gomes Vieira, Praça Vereador Nei do Vale, Rua Fleming. O forte do comércio acontece na sua via principal, Rua São João, com o mesmo nome do bairro.

Bairro de Excelência

 Os moradores são atendidos com serviços públicos na Unidade Básica de Saúde e na Creche Elza Bertazzo de Albuquerque e na Regional Médio Paraiba da Secretaria Estadual de Educação. Moradores ouvidos são unânimes em aprovar a vida tranqüila do bairro: “O bairro é muito bom, o comércio é favorecido com a sua proximidade com a Amaral Peixoto, é tradicional, as pessoas são conhecidas. Gosto tanto que nasci, mudei e voltei para cá e montei o escritório de arquitetura”, diz a arquiteta Rose Silva.

Júnior Nascimento, 40 anos, com a sua loja de celulares, aponta a pracinha para as crianças brincarem e elogia a vizinhança: “Estamos perto de todos, ficando fácil o acesso dos clientes”, disse.

 Andréia Machado, funcionária de uma empresa gráfica que funciona há 53 anos na rua principal, repete a propaganda fixada na frente do estabelecimento: “Acreditamos no Brasil, acreditamos em Volta Redonda e acreditamos no bairro São João” e acrescenta que não tem lugar  melhor para viver e trabalhar. “Nossos clientes são nossos amigos e por isto nos procuram há tanto tempo e nos dão preferência. O bairro tem fácil acesso’, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *