Feira Mix reúne artesãos na Praça Brasil em Volta Redonda
16 de abril de 2018
Volta Redonda inova no esporte e realiza torneio de Basquete 3×3
16 de abril de 2018


Volta Redonda sedia Encontro Sul Fluminense de Cicloturismo

Evento neste fim de semana reuniu representantes de diversas cidades de Estado do Rio e Minas

Um encontro de cicloturismo foi realizado neste fim de semana, sábado,14, e domingo, dia 15, em Volta Redonda. Houve parte teórica, com palestras e mesa redonda no sábado e no domingo, o dia foi reservado para o passeio ciclístico pelos principais pontos de Volta Redonda.

Vicente Sacramento, presidente da Associação de Ciclistas, Caminhada e Mobilidade Sustentável do Sul Fluminense (ACICLICA), que realizou o evento com apoio da prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, disse que o encontro foi um sucesso.

“Reunimos participantes das cidades mineiras de Arantina e Carangola; além de representantes de Niterói; Nova Iguaçu; do bairro de Madureira, no Rio de Janeiro; Barra do Piraí; Rio das Flores; e Resende. Foi um momento para troca de experiências e até definição de rotas para consolidar o cicloturismo, principalmente, na nossa região e o apoio da prefeitura é muito importante em eventos como esse”, afirmou Vicente.

O público alvo era formado por estudantes de educação física, engenharia ambiental e praticantes do ciclismo e cicloturismo. Entre eles, o casal Marcelo Oliveira e Elaine Lopes, que veio de Nova Iguaçu para participar. Os dois são praticantes do ciclismo como atividade esportiva e vieram para conhecer o conceito de cicloturismo.

“Vim a Volta Redonda para unir duas paixões: a bicicleta e as viagens”, disse Marcelo, afirmando que volta encantado com as novas descobertas e com a cidade.

“O passeio ciclístico guiado na manhã de domingo nos permitiu conhecer os principais pontos e um pouco da história de Volta Redonda”, falou Elaine, que pedalou em grupo desde Niterói, em frente à Igreja de Santo Antônio, até o Zoológico Municipal, na Vila Santa Cecília.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, destacou a importância de fomentar o turismo na região, ainda mais incentivando o uso da bicicleta.

“O uso de bicicletas é saúde e economia para os praticantes, mobilidade e menos poluição nas cidades e é justamente isso que nos orienta o prefeito Samuca Silva”, falou Joselito.

O prefeito Samuca Silva explicou que incentivar essa prática dentro da cidade, com a criação de ciclofaixas é uma necessidade para os moradores.

“Precisamos garantir espaço e segurança para os ciclistas e estimular o cicloturismo que ajudará a desenvolver Volta Redonda”, disse, acrescentando que a atividade terá sucesso com a integração entre os praticantes de ciclismo, o meio acadêmico, o poder público e as empresas de turismo para multiplicação dos eventos esportivos em benefício da saúde, do lazer, da mobilidade e do desenvolvimento do turismo na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *