Ruas de Volta Redonda seguem recebendo a Operação Tapa-Buraco
26 de abril de 2018
PRF inicia Operação Dia do Trabalhador nas rodovias federais
26 de abril de 2018


Volta Redonda comemora Dia Nacional de Combate à Hipertensão

População contou com aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e dicas nutricionais na Praça Sávio Gama nesta quinta-feira, dia 26

Cerca de 300 pessoas aproveitaram o evento da Prefeitura de Volta Redonda pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão, nesta quinta-feira, dia 26, para cuidar da saúde. As equipes dos setores de Doenças e Agravos não Transmissíveis e de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde promoveram a ação durante todo o dia, na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, com aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e dicas sobre alimentação saudável.

Valter José Alves, de 52 anos, morador do bairro Califórnia, em Barra do Piraí, aproveitou que passava pela praça para verificar a pressão arterial. “Tomo medicação diariamente para controlar a pressão e nunca descuido. Aproveitei também para aprender a me alimentar melhor”, afirmou.

Alessandra da Silva, de 36 anos, que mora no São Sebastião, também estava no Aterrado para outros compromissos, mas parou para verificar a pressão. “Tenho duas filhas pequenas, Evelin, de cinco, e Isabele, de quatro anos, e preciso cuidar da minha saúde para poder acompanhar o desenvolvimento delas”, disse.

Fátima Moreira Campos Pereira, de 65 anos, moradora do Aterrado, deu preferência ao atendimento nutricional. “Procuro manter uma alimentação saudável em casa para mim e meu marido, mas é sempre bom aprender mais”, falou, contando que adorou a dica de substituir o sal pelas ervas para temperar a comida. “Temos que educar o paladar para usar menos sal”.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirmou que incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento da hipertensão eram os principais objetivos do evento. “Temos que alertar a população para a gravidade e as consequências da hipertensão não tratada”, disse.

Ele explicou ainda que as pessoas que apresentaram alteração de pressão durante o atendimento na praça foram catalogadas e orientadas a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

“A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. E, se não tratada, pode causar derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca e renal”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *