Prefeitura de Volta Redonda cria “Comitê Cidade Resiliente”
8 de maio de 2018
Sábado é “Dia D” de vacinação contra o vírus influenza em Resende
8 de maio de 2018


Prefeito Samuca Silva participa em Niterói de encontro de 100 das maiores cidades brasileiras

A reunião foi organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos e teve ainda a participação de 11 presenciáveis

O prefeito Samuca Silva representou Volta Redonda no encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que está ocorrendo na cidade de Niterói. O evento reúne os chefes de Executivos de 100 das maiores cidades do país. Junto com Samuca, a equipe técnica do governo de Volta Redonda também participou de uma palestra sobre a captação de recursos governamentais, de iniciativas privadas e, até mesmo, de verbas internacionais.

A palestra foi ministrada por representantes do NBD (Novo Banco Desenvolvimento – o antigo BIRD). De acordo com dados apresentados pelo vice-presidente NDB, Sarquis JB Sarquis, o investimento do Brasil em infraestrutura é de 2 a 3% do PIB do país. “O ideal é que se aumente para pelo menos 4%. Nós queremos viabilizar o aumento da taxa de investimento em países como o Brasil”, garantiu.

Saúde, educação, saneamento básico e mobilidade urbana são algumas das áreas que abrangem esse tipo de investimento. “A gente trabalha em escala de investimento que vai acima de R$ 50 milhões, então fica difícil de alcançar pequenos municípios em cenários de restrição de garantias fiscais”, disse Martin Raiser, diretor do banco.

O diretor do Banco Mundial destacou, ainda, que o desenvolvimento desse tipo de projeto não é tão rápido. “Muitas vezes o ciclo político é menor do que o ciclo da realização de um projeto. Isso é um desafio”.

Samuca Silva destacou a importância de apresentar projetos para conquistar  recursos para o desenvolvimento de Volta Redonda. Para o prefeito, a FNP também foi uma oportunidade para conhecer experiências de outras cidades e trocar informações entre chefes de executivos de todo o país. “O encontro foi importante para discutir boas práticas entre os municípios do país inteiro, conhecendo problemas e soluções comuns das cidades. E também, claro, conhecer as propostas dos presidenciáveis”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Um dos presidenciável presente ao encontro foi o senador Álvaro Dias, do mesmo partido de Samuca Silva ( Podemos ). O parlamentar apresentou propostas e falou sobre a importância da mudança na política do país. “O Brasil precisa de uma refundação do Federalismo, que está desgastado, com uma distribuição de recursos injusta e comprometendo a vida dos municípios”, destacou Álvaro Dias.

Outros dez pré-candidatos à presidência também participaram do encontro com os prefeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *