Prefeito Samuca Silva participa em Niterói de encontro de 100 das maiores cidades brasileiras
8 de maio de 2018
Rosana discute com presidente do IPPU Lei que criou o bairro Verde Vale
8 de maio de 2018


Sábado é “Dia D” de vacinação contra o vírus influenza em Resende

Doses, destinadas a grupos prioritários, serão aplicadas em todos os Postos de Saúde e no Centro Municipal de Imunização

Quem pertence a um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, mas ainda não se vacinou contra o vírus Influenza, terá uma grande oportunidade de se proteger neste sábado, dia 12, quando será realizado o Dia D de Vacinação em todo o Brasil. Em Resende, a campanha acontecerá em todos os Postos de Saúde da Rede Municipal, nas zonas urbana e rural, e também no Centro Municipal de Imunização, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro da cidade. As doses serão aplicadas das 8 às 17h.

A campanha de vacinação desde ano, iniciada no último dia 24 de abril, já contemplou idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, trabalhadores da área da saúde e puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), além da população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Os próximos grupos a serem imunizados, de acordo com o calendário, são crianças até cinco anos e adultos com mais de 60 com comorbidades, ou seja, com prescrição médica, que poderão tomar a vacina entre os dias 14 e 18/05; e professores das redes pública e privada do município, que deverão ir aos postos entre os dias 21 e 25/05. Esses grupos, no entanto, também poderão antecipar sua proteção, tomando a vacina neste sábado, dia 12.

Ao todo, 32 salas de vacinação serão disponibilizadas para atender a população em todo o município no Dia D, cada uma delas contando com equipes de cinco a sete funcionários. A mobilização abrangerá também a Guarda Municipal, a Superintendência de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, além da Secretaria de Saúde, que terá representantes nos pontos de vacinação.

De acordo com o Centro Municipal de Imunização, cerca de 15 mil doses da vacina já foram distribuídas para os grupos prioritários em Resende. A expectativa é que esse número ganhe um acréscimo de cerca de três mil doses neste sábado.

– O Dia D representa uma grande mobilização para que possamos atender o maior número possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A vacina previne contra um vírus que pode ser letal, por isso, os grupos de maior risco, recomendados pelo Ministério da Saúde, precisam se conscientizar e tomar a vacina que representa a mais eficiente forma de prevenção – explicou a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula, que lembrou que o vírus já causou óbitos no país.

Após o dia D, a campanha ainda se estenderá até o dia 1º de junho. A validade da dose é de um ano, portanto quem se vacinou em 2017 pode e deve renovar sua imunização. No caso das crianças, é preciso que os pais ou responsáveis apresentem o cartão de vacinação. Já os adultos podem levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

Febre Amarela

Em conjunto com o Dia D de imunização contra o vírus Influenza, os Postos de Saúde e o Centro Municipal de Imunização de Resende também estarão oferecendo à população a vacina contra a Febre Amarela. Só não devem tomar a dose, que é única, pacientes que têm alergia à proteína do ovo; pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia; pacientes em tratamento com corticóides e com imunossupressores; portadores de doenças autoimunes; bebês com menos nove meses; portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas; além de portadores do HIV/AIDS (somente com autorização médica). As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia.

Serviço

Vacinação contra Influenza e Febre Amarela

Dia: Sábado, 12 de maio

Local: Todos os Postos de Saúde e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8 às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *