Furban entrega mais de R$ 700 mil em obras de contenções de encostas
10 de maio de 2018
Volta Redonda avança na revisão do Plano Diretor
10 de maio de 2018


Alunos de Volta Redonda recebem ação sobre saúde bucal

Ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e UniFOA

O Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil, do bairro Retiro, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 10, a visita de alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Eles realizaram uma atividade de saúde bucal para os alunos do centro municipal. A ação, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde).

Segundo a Secretária de Educação, Rita Andrade, a prevenção deve ser abordada desde a primeira infância. “Essas atividades de prevenção têm um impacto muito grande no futuro. Ensinar desde cedo à criança bons hábitos ajuda na mudança de comportamento dentro e fora da escola”, disse.

Na unidade escolar 105 crianças participaram da atividade, que incluiu apresentação de teatro sobre higiene bucal e a escovação supervisionada. De acordo com a dentista da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Retiro, Luzia Helena Loureiro, ensinar a forma de escovação correta é essencial.

“Prevenir é muito importante. E a forma que os alunos universitários explicaram, através do teatro, ajuda no desenvolvimento e compreensão da criança. Eles mostraram como escovar os dentes de forma bem didática, usando o ‘dentão’, a escova grande, pasta de dente e o fio dental. Isso aproxima da realidade das crianças e auxilia no entendimento”, enfatizou.

O prefeito Samuca Silva destacou a relevância de se tratar de forma educativa a saúde bucal na linguagem da criança. “É muito complicado explicar para as crianças a importância de se escovar dentes, pois eles ainda não têm maturidade para esse entendimento. Por isso há necessidade de ser assim tão clara a explicação. A prevenção é uma das várias formas de se melhorar o futuro”, finalizou.

Além do teatro e da aula de escovação, as crianças receberam um kit fornecido pela UniFOA, com cartilha educativa, sabonete, escova de dente e pasta de dente.

Para Isabela Rossi, aluna do 8º período de Odontologia, promover a saúde nas escolas é um grande aprendizado.

“Participar dessas atividades é muito importante também para nós, alunos do curso. Promover a saúde bucal ajuda na mudança de um perfil em longo prazo. E a educação trabalhada com a prevenção ajuda a transformar”, destacou.

A ação também foi de inclusão. Segundo a diretora da unidade escolar, Milene Tavares, os futuros dentistas estimularam o conhecimento através do tato para uma aluna com deficiência visual.

“Através do tato os alunos do UniFoa conseguiram apresentar para uma aluna deficiente visual a forma certa de se escovar os dentes e de passar fio dental, o que estimula  a sua autonomia. Essas atividades inseridas no projeto educacional são fundamentais, pois trazem ao aluno a vivência ampla de mundo. E o ensinamento adquirido é levado para dentro de casa”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *