Fim de semana com muito esporte para os jovens em Volta Redonda
14 de maio de 2018
Caminhada abre atividades do Maio Amarelo em Barra Mansa
14 de maio de 2018


Volta Redonda homenageia as mães com Orquestra de Cordas

O Concerto ocorreu Igreja Santa Cecília

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música, da Prefeitura Municipal de Volta Redonda,  abriu a temporada de ‘Música nas Igrejas” fazendo uma homenagem às mães. O evento foi realizado na noite de sexta-feira com as Orquestras 1 e 2. O projeto atende atualmente cerca de 4.600 alunos da rede municipal com o ensino da música clássica.

Umas das Orquestras formada executou duas interpretações dos compositores Handel e Antonio Vivaldi.

O concerto abriu este ano a nova temporada de ‘Música nas Igrejas’, que já atendeu a várias igrejas católicas e evangélicas no ano passado.  A regência da Orquestra de Cordas de Volta Redonda(1), a principal, formada por músicos  e ex alunos do projeto que hoje são professores, teve a regência da maestrina e pianista Sarah Higyno.

A abertura da apresentação de  alunos das escolas municipais teve a direção de Verônica Egídia. A Igreja estava cheia e o público aplaudiu com entusiasmo as apresentações das duas Orquestras.

Com as Cordas, os músicos interpretaram obras clássicas dos compositores Vaughan Williams, Antonio Vivaldi, Max Reger e Mendelssohn. Os solistas Greice Kelly Barras de Souza e Allyson Bandeira Gomes fizeram um espetáculo a parte no concerto para dois violinos e cordas (obra de Antonio Vivaldi), sendo aplaudidíssimos pelo público.

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda é formada por violas, violinos, violoncelos e contrabaixos. Cerca de 130 músicos participaram do concerto. O maestro Nicolau Martins, que junto com a maestrina e pianista Sarah Higino são responsáveis pelo projeto nas escolas municipais, comentou as apresentações:

“Um belíssimo espetáculo que estamos levando aos espaços das igrejas, e esta aqui tem uma acústica muito boa. Estamos iniciando a temporada e aguardamos mais convites”, frisou o professor e maestro.

Sarah Higino agradeceu a oportunidade que os pais estão dando para que este trabalho seja feito com os alunos nas escolas municipais.

A apresentação na Igreja Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos teve o apoio da professora de música da igreja, Yara Resende. Ela é professora no Conservatório de Música Santa Cecília. A Igreja comemora 75 anos este ano, sendo uma das mais antigas da cidade.

As comemorações vão até novembro deste ano. Pessoas que compareceram ao concerto elogiaram. “Extraordinário este concerto da Orquestra de Cordas. A música eleva a alma e transforma a vida das pessoas. O projeto é um chamado de Deus que o maestro está concretizando e ensinando as crianças”, disse o pastor Adriano Tenório.

A mãe de uma das alunas da Orquestra de Cordas,  Claunicéia Pereira, disse que é um motivo de orgulho para ela ver que a prefeitura continua investindo no projeto: “ Ê um orgulho ver minha filha num projeto como esse que só faz bem para vida dela”, disse.

O prefeito Samuca Silva, lembrou que a FEVRE e a Secretaria Municipal de Educação abraçaram o projeto com entusiasmo e homenageou os responsáveis:

“O maestro e professor Nicolau Martins de Oliveira é reconhecido mundialmente pelo que conseguiu construir em Volta Redonda, contando com o apoio da maestrina Sarah Higino .As crianças têm acesso a aprender música de qualidade, gratuitamente, o que vai lhes garantir um futuro melhor.  Podendo investir na carreira de músicos. A nossa gestão oferece todo o apoio que o projeto precisa para alavancar a música dentro das escolas municipais”, enfatizou Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *