SAAE-VR realiza ajustes para reduzir custos
15 de maio de 2018
Terceira Idade ganha festa do Dia das Mães em Volta Redonda
15 de maio de 2018


Escolas do Mariana Torres e Verde Vale recebem doação de livros e brinquedo

Iniciativa foi da equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mariana Torres; entrega foi nesta terça-feira, dia 15

Por iniciativa da equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mariana Torres, a Escola Municipal Maria Carraro ganhou uma Geladeira Literária; e o Centro Municipal de Educação Infantil Mário de Jesus Palheta Nunes recebeu uma casa de bonecas em madeira. A casa de bonecas foi doada por uma funcionária da própria Secretaria de Saúde de Volta Redonda e a geladeira pelo grupo social Melhorando o Mundo.

De acordo com o gerente da unidade de saúde, André Luiz Baptista, as duas peças foram reformadas por sua equipe de profissionais durante o feriado de 23 de abril. “Com essas ações voluntárias pretendemos melhorar a qualidade de vida no Mariana Torres e bairros vizinhos. Incentivando a leitura e ensinando os estudantes a conservar o ambiente que convivem, esperamos formar multiplicadores entre as crianças e estender essas atitudes para a família e a comunidade”, explicou André.

A Geladeira Literária vai fazer parte do projeto Clube do Livro da Escola Maria Carraro, no Mariana Torres. A unidade tem cerca de 100 alunos do ensino fundamental 1, que vai do 1º ao 5° ano, com idades variando entre os seis e os 13 anos de idade. A diretora da escola, Ana Maria Ferreira, disse que a geladeira também pode ser usada pela comunidade. “O móvel vai ficar no pátio da unidade e qualquer um pode pegar um livro emprestado”, explicou.

Leila Borges de Andrade, mãe da Laís, de sete anos que está no 2º ano na escola; e Érica Costa Carvalho Ventura, mãe de Kelvi, também de sete anos, e no 2º ano, e de Kauã, de 11 anos, que cursa o 5º ano, aprovaram a nova “biblioteca” da escola. Ambas são moradoras do bairro Fazendinha. “Minha filha Laís adora ler. Tenho certeza que as novas histórias vão incentivá-la ainda mais”, disse Leila.

Entre os estudantes, a Geladeira Literária também fez sucesso. Sâmela, de seis anos, que cursa o 1º ano já tinha escolhido um livro para levar para casa. Ana Clara, de nove anos, que está no 5º ano, também queria escolher uma história para ler. “Vou levar um livro para casa, ler rapidinho para devolver e pegar outro. Gostei de um monte”, disse Sâmela.

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Mário de Jesus Palheta Nunes ganharam a casa de bonecas em madeira. Na hora da entrega, já era possível ver que o novo brinquedo agradou. A unidade tem 200 crianças com idades entre um e quatro anos e atende o Maternal I, II e III, além do primeiro período da pré-escola.

Nas duas unidades escolares houve diversas atividades durante a entrega da casa de bonecas e da Geladeira Literária. A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, Anna Carolina Guimarães Braga, contou que os eventos tiveram a participação da equipe do Setor de Saúde na Escola. “Entre os temas abordados estavam cuidados com a saúde e a higiene”, disse.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, parabenizou a iniciativa da equipe da UBSF do Mariana Torres. “Esse é um exemplo a ser seguido. A unidade de saúde é uma referência para os moradores e a equipe conhece as necessidades da comunidade”, falou.

Para o prefeito do município, Samuca Silva, o trabalho integrado entre as secretarias é que vão trazer melhor qualidade de vida para as comunidades. “A população precisa de saúde, educação, esporte e lazer, infraestrutura e outros serviços, todos agindo juntos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *