Operação “Luz de Infância II” contra a pedofilia prende metalúrgico em VR
17 de maio de 2018
Três ficam feridos em colisão na BR-393
17 de maio de 2018


Em oito horas, Samuca Silva visita oito obras em Volta Redonda

Com investimento de R$ 3 milhões, prefeito fiscalizou as obras e reformas em todo município

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, realizou uma série de visita em obras e reformas nesta quarta-feira, dia 16, em Volta Redonda. Intitulado como ‘Oito obras em oito horas’, as visitas aconteceram das 9h às 17h e está na segunda edição. Estão sendo investidos mais de R$ 3 milhões nas obras acompanhadas pelo prefeito, tanto de recursos próprios ou verbas do Governo Municipal.

“Não estamos inaugurando nenhuma obra. Eu e minha equipe estamos fiscalizando de perto para depois entregarmos aos moradores. É importante governarmos na rua, escutando a população e recebendo sugestões dos bairros. É assim que estamos governando: com diálogo permanente”, ressaltou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

A primeira visita aconteceu no bairro Vila Rica-Tiradentes, onde o prefeito esteve na construção do CEU (Centro Artístico e Educacional Unificado). O local atenderá em torno de duas mil pessoas da região do bairro por mês, segundo informou a secretaria municipal de Cultura. No local, serão realizadas oficinas sociais, culturais, profissionalizantes e esportivas.

E ainda: o atendimento do Cras (Centro de Referência de Atendimentos Sociais) e uma biblioteca para a população, além de outros espaços para movimentos promovidos pelos moradores.

Segundo o Furban (Fundo Comunitário) de Volta Redonda, responsável pelas obras, o prédio tem quatro pavimentos e a previsão de inauguração é no dia 17 de julho de 2018, aniversário de Volta Redonda, segundo determinou o prefeito municipal.

 

“Nenhuma cidade conseguiu essa obra do CEU. São várias oficinas e ocupando o tempo dos nossos jovens. É uma grande conquista para os moradores do Vila Rica. São opções de cultura, social e esporte”, disse o presidente do Associação de Moradores do Vila Rica, Mauro Coelho.

Nova passarela no bairro São Geraldo

Em seguida, o prefeito visitou a revitalização da passarela da servidão José Baltazar de Barros, no bairro São Geraldo. A reforma é de responsabilidade da secretaria municipal de Infraestrutura e foi executada com verba da prefeitura. Está prevista também a limpeza do córrego. Segundo Toninho Oreste, a previsão é que as obras terminem num prazo de três semanas.

“Estava precisando desta revitalização há muito tempo. Quero agradecer a prefeitura pelo investimento aqui no bairro. Precisamos também conscientizar os moradores para não jogarem lixo no córrego”, afirmou Fernanda Farias de Souza, que passa pelo local todos os dias.

ETE da Volta Grande terá a capacidade de tratar 5 mil litros por segundo

Por volta das 11 horas, o prefeito Samuca Silva visitou a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro Volta Grande. Previsto para ser entregue no mês de julho, o local terá a capacidade de tratar cinco mil litros por segundo, segundo informou o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A obra, executada com recursos próprios, vai beneficiar em torno de 270 famílias do bairro (em torno de 3,5 mil pessoas). “Essa obra é fundamental para os moradores da região e para o bem estar da população. É uma das prioridades do Saae para esse semestre”, frisou José Geraldo, o Zeca, presidente da autarquia municipal.

Escritura Fácil no Santo Agostinho

Encerrando as atividades no período da manhã, Samuca Silva esteve na Rua Motorista José de Araújo, no bairro Santo Agostinho, para acompanhar o trabalho dos técnicos de topografia. Lá está sendo realizado o programa “Escritura Fácil”, que cadastra os moradores para emitir o documento definitivo de posse.

“Estamos aguardando há muito anos a escritura e esse governo tomou atitude de regularizarmos. É uma grande conquistas para nós, moradores”, definiu Sebastião Gonçalves, de 81 anos, que mora na rua há 39 anos.

RECUPERAÇÃO DA CICLOVIA NA BEIRA RIO

À tarde, o prefeito Samuca Silva começou as visitas pela obra de contenção de encosta na Avenida Adalberto de Barros Nunes, a Beira Rio, no bairro Niterói. O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) executa recuperação de 20 metros de muro e parte da ciclovia.

O diretor-executivo do Saae-VR, José Geraldo Santos, o Zeca, lembrou que o projeto de recuperação é do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e que o início da obra dependia de licença ambiental concedida pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). “Em três meses entregamos o trecho recuperado à população”, disse.

O pedreiro Magno Dias, morador do Açude, utiliza a ciclovia duas vezes por dia para trabalhar no bairro Aero Clube. “Espero ansioso a conclusão da obra para não precisar mais pedalar pela via”, falou. Newton Celso Souza, que também é pedreiro, concorda com o colega de profissão. “Moro no Retiro e vou de bicicleta para o trabalho. A via nesse trecho é muito movimentada, temos que ter cuidado ao entrar na pista”, disse.

CONTENÇÕES DE ENCOSTA NA ÁGUA LIMPA E VILA RICA TRÊS POÇOS

Da Beira Rio, Samuca seguiu para o bairro Água Limpa, que recebeu obra de recuperação da via e da rede de drenagem de águas pluviais, além de contenções de encosta na Alameda I, na Rua Visconde de Rio Branco. A obra foi executada por empresa contratada.

A contenção de encosta beneficiou quatro famílias que reivindicavam a obra há mais de 10 anos. Um dos moradores é Cleiton José Brum, que fez questão de agradecer ao prefeito Samuca pela conclusão da obra. “Tenho um filho recém-nascido, o Antônio, e um de nove anos, o Bernardo. Para as crianças, principalmente, o acesso à casa era muito difícil”, contou.

Moradores do Vila Rica/Três Poços também contam com obra de contenção de encosta em andamento na Avenida Paulo Erlei Abrantes, às margens do córrego. A contenção em muro e sacaria e muro de blocos teve início em 16 de abril deste ano, tem prazo de 90 dias totais para entrega. Executado pela mesma contratada, o serviço está com cerca de 50% da escavação e construção do muro de sacaria e 30% do muro de blocos concluídos.

De acordo com o presidente do Furbam (Fundo Comunitário Municipal), Ronie de Oliveira Machado, a obra atende a reivindicação dos moradores do local. “Eles esperavam por essa contenção às margens do Córrego Três Poços há uma década”, afirmou.

O casal Wilma Gomes e José Ricardo Vicente, que moram há 27 anos ao lado do córrego, estão ansiosos pelo término da obra. “Apesar da poeira, que faz parte de qualquer obra, estamos muito contentes com a solução desse problema”, falou Wilma.

O prefeito Samuca Silva, aproveitou a conversa com os moradores que solicitaram a obra de contenção e pediu ajuda para manter o córrego limpo. “Estamos fazendo nossa parte, mas os vizinhos devem fiscalizar o despejo de lixo nas margens do córrego e verificar se as manilhas estão desobstruídas para a passagem da água”, afirmou o prefeito, pedindo que entrem em contato com o serviço público para que faça a limpeza quando necessária.

UNIDADE DE SAÚDE – No bairro São Sebastião, o prefeito Samuca esteve com o secretário de Saúde do município, Alfredo Peixoto, nas futuras instalações da Unidade Básica de Saúde da Família. A obra estará concluída no final deste mês e atenderá aproximadamente 950 famílias, cerca de três mil pessoas.

O secretário lembrou que a população vai contar com assistência de clínico geral, ginecologista e pediatra. “Além disso, vamos convocar Agentes Comunitários de Saúde, que são moradores do bairro, que participaram de concurso em 2015”, disse Alfredo.

Concely Coelho Bittencourt de Freitas, que mora em frente à unidade de saúde está ansiosa pela inauguração. “Moro aqui há oito anos e contar com atendimento de saúde próximo de casa é um sonho”, disse. Walton de Souza Finoti mora no São Sebastião há 23 anos e também aguarda a abertura do posto. “Atualmente sou atendido no São Luiz, ter o médico mais perto será muito bom”.

Samuca entrega ETE no Minha Casa, Minha Vida do São Sebastião

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do São Sebastião atende a 352 famílias que moram nos Residenciais I e II Dom Waldyr Calheiros Novaes, condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida. No local houve a substituição das bombas, painéis, barrilete e executada recuperação civil.

O nome da estação homenageia um ex-funcionário do Saae-VR, João Ribeiro de Almeida, morto há 15 anos. Ele trabalhou por 26 anos no distrito de obras da autarquia, no bairro Bela Vista, na manutenção de rede de esgoto. Durante a inauguração estavam a viúva Iria Peixoto de Souza Almeida, os filho Hilton Antônio, que agradeceu a homenagem pela família, a filha Hilda, genro, nora e netos.

O prefeito Samuca afirmou que o funcionário homenageado deixou uma marca, assim como ele pretende deixar em Volta Redonda. “Trabalho para deixar uma cidade melhor para a população. O investimento em tratamento de esgoto, aparentemente invisível, é de grande relevância para a qualidade de vida dos moradores e para preservação do meio ambiente”, afirmou, lembrando que no São Sebastião a ETE diminui a carga orgânica lançada no Ribeirão da Amizade, que passa ao lado do condomínio Minha Casa, Minha Vida, do bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *