Escola municipal de Volta Redonda realiza Projeto ‘Cuida de mim’
17 de maio de 2018
Central de Atendimento Único da PMVR faz capacitação com Corpo de Bombeiros
17 de maio de 2018


Prefeitura de Volta Redonda está participando do Lidera Rio

Curso promovido pelo SEBRAE/RJ visa capacitar gestores municipais

Uma equipe interdisciplinar da prefeitura de Volta Redonda está participando do programa Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultados. O curso é oferecido pelo SEBRAE/RJ, que seleciona previamente quais cidades serão contempladas, e visa oferecer capacitação para fomentar o desenvolvimento de municípios. O curso teve início em maio e outras sete cidades também foram selecionadas: Porto Real, Resende, Piraí, Duque de Caxias, Paty do Alfereres, São Pedro da Aldeia e Itaboraí. Ao final da capacitação, o SEBRAE premiará as cidades que apresentarem as melhores iniciativas.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comentou sobre a participação dos profissionais da prefeitura no Lidera Rio. “Com planejamento e gestão é possível colher resultados importantes e positivos para a cidade. Volta Redonda merece serviços de qualidade, por isso incentivar a capacitação das equipes está alinhado a nossa estratégia. Espero que os profissionais que estão participando do curso realmente apresentem um bom trabalho e aproveitem a oportunidade que o SEBRAE está proporcionando”, frisou Samuca Silva.

No total dez profissionais da prefeitura de Volta Redonda foram indicados para o Lidera Rio. Paulo César Coutinho da Silva é funcionário de carreira da Controladoria Geral e é um dos participantes. “Como eu sou profissional de carreira, eu vou ter a chance de dar continuidade ao que estamos aprendendo e também aos projetos que vamos sugerir. Para mim esse curso representa um reconhecimento”, destacou Paulo César.

“É um reconhecimento do trabalho que a gente desenvolve e isso empodera os funcionários para criar e desenvolver projetos em prol do município. Eu me sinto feliz em participar e poder contribuir”, disse Thais de Oliveira Ferreira de Souza, subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O programa do Lidera Rio vai contemplar três etapas, ao longo de 26 semanas, ou seja, seis meses. A primeira etapa, com 12 semanas, será de capacitação e terá seis disciplinas-chave: estrutura de gestão municipal; desenvolvimento de liderança; planejamento estratégico; tendências do setor público; gestão de projetos e metas; e processos e tecnologia.

Em seguida, por duas semanas, serão promovidas oficinas de desdobramento. A última fase prevê o monitoramento dos participantes durante 12 semanas, com mentoria de um especialista ao longo do projeto e visita aos municípios, a fim de acompanhar sua implementação.

Ana Lucia de Araújo Lima é coordenadora regional do SEBRAE do Médio Paraíba. Ela comentou sobre a premiação. “É um incentivo para que as prefeituras desenvolvam bons projetos. Vamos premiar o melhor projeto por município, o melhor projeto por categoria e o melhor projeto no geral. Quanto mais consolidados os projetos, mais chances de transformação para a sociedade e o resultado são prefeituras mais eficientes e mais capacitadas”, destacou Ana Lucia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *