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PMQ leva fanfarra para estudantes de Comunidade Quilombola

Alunos de São Joaquim também recebem projeto de formação musical

Na semana passada, a Escola Municipal Carlos Campos de Faria (Falcão) recebeu o primeiro núcleo da fanfarra do Município, dentro do projeto da Prefeitura de Quatis em realizar a extensão deste projeto de formação cultural para as unidades de ensino da zona rural. Já ontem, quinta-feira, 17, mais duas escolas rurais passaram a ter os seus núcleos. Foram elas: Irmã Elizabeth Alves (comunidade quilombola de Santana) e Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim). E nos próximos dias, começarão os ensaios da fanfarra na Escola Municipal Benta Pereira, na comunidade rural de Joaquim Leite.

A determinação de criar núcleos da fanfarra municipal nas escolas da zona rural partiu do próprio prefeito Bruno de Souza (MDB), ao anunciar em março passado a chegada de 138 itens musicais para a fanfarra formada por estudantes da rede pública de ensino do Município, entre surdos, cornetas, bumbos, repiques, pratos, liras, talabartes (alças para segurar instrumentos de percussão), baquetas para caixa de guerra, baquetas para surdos e maçanetas de pelúcia destinadas aos bumbos.

Na área urbana, a fanfarra será formada inicialmente por cerca de 120 alunos matriculados no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário).

– A formação para a vida em sociedade é uma das prioridades da nossa administração a favor dos alunos das escolas municipais. Estamos começando o projeto da fanfarra pelo CIEP e as escolas da zona rural. A implantação desta iniciativa nas unidades das duas regiões da cidade, ou seja, na área urbana e na região rural, vai de encontro à nossa proposta de atender todos os moradores de maneira igual, independente do lugar onde eles vivem, e da quantidade de pessoas residentes nas localidades. Esse jeito de administrar mostra o nosso compromisso em realmente trabalhar para todos – afirmou o prefeito.

Bruno relacionou alguns benefícios proporcionados aos estudantes que aceitam participar da fanfarra em suas escolas. Um dos resultados positivos apontado pelo prefeito está na redução dos casos de indisciplina, da evasão (alunos que deixam de frequentar a escola durante o ano letivo) e reprovação. Os outros pontos citados são os seguintes: valorização do trabalho em grupo; melhora da autoestima; respeito pelo próprio aluno e pelo próximo; formação de lideranças entre os próprios estudantes; participação na vida cultural do Município; e prevenção contra o envolvimento dos adolescentes e jovens com as drogas.

– Até agora, fizemos as apresentações do projeto da fanfarra nas escolas de Falcão, Santana e São Joaquim. A próxima unidade a ser contemplada será a escola de Joaquim Leite. E após as apresentações, iniciamos rapidamente as inscrições dos alunos interessados, trabalhando prioritariamente para que o maior número possível de estudantes faça parte dos polos em cada escola. Em breve, vamos divulgar o calendário de ensaios em cada unidade de ensino, não só nas escolas rurais, mas também no CIEP de Quatis. Obviamente, os treinamentos acontecerão nos turnos alternados aos horários do aprendizado escolar na sala de aula – concluiu o prefeito, acrescentando que os ensaios da fanfarra municipal estão sob a coordenação do maestro Jesus José da Costa.

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