Secretária de Educação de Volta Redonda visita escola municipal
23 de maio de 2018
Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Conforto
24 de maio de 2018


Alunos da Escola Mário Villani participam de palestra educativa do trânsito

Inspetores da Guarda Municipal trabalham o tema com crianças para torná-los  mais conscientes e seguros no trânsito

Os cerca de 250 alunos, de 4 a 10 anos, da Escola Municipal Mário Villani, no bairro Açude II, participaram de palestras educativas da Guarda Municipal de Volta Redonda, nessa quarta-feira, dia 23. As crianças assistiram também a uma peça de teatro sobre exemplos de comportamento inadequados e atitudes corretas para quem está dirigindo. A palestra foi feita pela inspetora da Guarda Municipal, Wilma Costa.

No evento, que durou cerca de 50 minutos, a inspetora Wilma orientou os alunos a sempre atravessar as vias na faixa de pedestre, respeitar as cores do semáforo, identificando o verde para os veículos (siga), o amarelo como atenção, e o vermelho para que os veículos parem no sinal e os pedestres possam fazer a travessia com segurança.

Ela mostrou placas de trânsito e ajudou as crianças a fazerem a interpretação de cada uma delas conforme a legislação de trânsito, lembrando que não é permitido aos motoristas consumir bebida alcoólica, falar ao telefone celular, jogar lixo do carro nas vias públicas, sujeitos a multas e perdas de pontos na Carteira de Habilitação.

O prefeito Samuca Silva destacou os benefícios na educação do trânsito nas escolas: “Um grupo de professores foi capacitado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o tema da campanha Maio Amarelo nas salas de aulas, visando conscientizar as crianças, dar a eles noções de segurança no trânsito como pedestres e ajudar a transformar esses alunos em cidadãos responsáveis”, afirmou Samuca.

No pátio da escola a direção da unidade reproduziu uma estrada com vários veículos numa mão única e um semáforo para treinar as crianças. O aluno Luiz Henrique de 9 anos, do terceiro ano do ensino fundamental disse o que aprendeu: “Eu sei que não pode beber, não pode jogar lixo na rua e nem falar no telefone celular quando está dirigindo”.

A diretora da escola, Marily de Fátima Mansur, disse que as questões de trânsito ensinadas dentro das salas de aulas, fazem parte da campanha nacional Maio Amarelo, que capacitou professores no tema: “Além de conscientizar as crianças para a formação de futuros cidadãos, elas se transformam em multiplicadores de opiniões dentro de casa, junto aos pais, aprendendo a distinguir o que é certo e o que é errado no trânsito”,comparou.

A professora Alana Cristina de Miranda Ferreira do 1º e 2º ano do Mais Alfabetização, e Rosenilda Furtado Apolinário, das séries iniciais, concordam com a visão da diretora: “ Realmente, o que as crianças aprendem, elas não vão esquecer. Temos que ter consciência que eles serão futuros motoristas amanhã”, destacou Alana Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *