Santa Casa de Barra Mansa é o hospital de melhor performance do Estado do Rio
23 de maio de 2018
Serviço público pode ser prejudicado por paralisação de caminhoneiros
23 de maio de 2018


Fórum das Entidades de VR recebe delegado Antônio Furtado

Convidado falou sobre sua trajetória na região e de trabalho de combate às drogas

O Fórum Permanente das Entidades Representativas de Volta Redonda recebeu, na tarde da última segunda-feira, dia 21, o delegado da Polícia Civil Antônio Furtado, em reunião realizada na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em Volta Redonda. Na ocasião, o convidado dividiu com os presentes um pouco de sua trajetória como delegado na região.

“Eu assumi a delegacia de Volta Redonda logo que me tornei delegado e sempre me senti bem-vindo. Esta é uma cidade acolhedora, que sabe reconhecer o bom trabalho da polícia. Isso inspira e incentiva o policial a fazer cada dia mais pela sociedade”, expôs Furtado. Segundo ele, ao longo dos sete anos em que esteve à frente da delegacia, aproximadamente 4.200 prisões foram realizadas no município. “Tiramos das ruas cerca de 600 bandidos ao ano, o que restaurou o sentimento de segurança da população e permitiu ao cidadão a liberdade de sair de casa com mais tranquilidade”, argumentou.

Para Furtado, que hoje trabalha como delegado adjunto em Barra Mansa, o crime e o desemprego caminham lado a lado. “Eu acredito que existe uma porta de entrada e uma de saída no mundo do crime. Para a nossa juventude, o desemprego representa a maior porta de entrada. Porque aquele jovem que, por uma série de motivos, não consegue se introduzir no mercado de trabalho, muitas vezes se vê sem opções e sucumbe ao tráfico e ao roubo”, explicou.

“A evasão escolar, junto com o uso de drogas, ainda é um dos maiores problemas que mantém a porta de entrada para o crime aberta. Por isso, tenho focado grande parte dos meus esforços em alcançar os jovens nas escolas antes que as drogas os alcancem”, relatou o delegado, enquanto apresentava aos conselheiros um pouco de sua iniciativa anti-drogas chamada ‘A vida vale mais’. O projeto consiste em uma série de palestras realizadas em escolas da região, na intenção de captar a atenção dos adolescentes para as consequências do uso de entorpecentes.

O delegado destacou ainda seu ponto de vista com relação às políticas de ressocialização de ex-detentos. “Acredito que a implantação de cursos profissionalizantes dentro dos presídios pode preparar essas pessoas para voltar à vida em sociedade. É preciso, no entanto, que empresários estejam dispostos a empregar esses novos profissionais, porque é sabido que a ausência de oportunidade depois da liberação do detento é um dos fatores que empurra os jovens novamente para a vida do crime”, esclareceu.

De acordo com o presidente do Fórum, Evandro Queiroz Glória, a presença do delegado permitiu às entidades participantes entender e avaliar como funciona a segurança pública em Volta Redonda. “É por meio desse conhecimento que vamos saber o que cobrar das autoridades no futuro e quais políticas de segurança nós queremos para a cidade”, destacou, acrescentando: “Furtado segue como o delegado com maior índice de aprovação na região, tendo a população de Volta Redonda realizado, em 2015, manifestações contra a sua transferência. Então ficamos muito gratos por sua disponibilidade e presença. Foi uma reunião bastante produtiva que vai render muitos frutos para a cidade”, finalizou o presidente.

O Fórum Permanente das Entidades Representativas de Volta Redonda é formado pelo Metalsul, Sinduscon-SF, Aciap-VR, Aescon-VR, Sicomércio-VR, CDL-VR, Sipacon, Sinepe, Aciclica e Instituto de Estudos Tributários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *