Deputada visita Samuca Silva e elogia gestão na saúde de Volta Redonda
24 de maio de 2018
Prefeitura promove capacitação sobre Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
24 de maio de 2018


Ampliação das políticas públicas contra homofobia é tema de reunião

Encontro envolveu secretários municipais e representantes do Coletivo Volta Redonda Sem Homofobia

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, conversou na tarde desta quinta-feira, dia 24, em seu gabinete, com secretários municipais e representantes do Coletivo Volta Redonda Sem Homofobia para ampliar as políticas públicas voltadas para o movimento LGBT. Além disso, adequar o atendimento do Centro de Cidadania LGBT em Volta Redonda às necessidades desse público.

Para Samuca, o governo municipal deve trabalhar em conjunto para atender a duas frentes. “A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos fica responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas contra homofobia e por manter o diálogo com as pastas de Ação Comunitária, Cultura, Educação e Saúde para criar uma rede de atendimento”, afirmou.

Ela acrescentou que a ação emergencial é garantir o atendimento à pessoa que sofre com a homofobia, a violência. “Temos que ter profissionais preparados em todas as secretarias para fazer esse acolhimento”, disse, acrescentando que a rede também tem condições de atender a pessoa que sofre de depressão por não aceitação da orientação sexual, seja por ela mesma ou pela família, e outros casos.

A demanda foi colocada pelos representantes do Coletivo Volta Redonda Sem Homofobia, Natã Teixeira e Uriel Shyneider, que o mais preocupante é o número de assassinatos e agressões por homofobia no Brasil. “Precisamos frear esse número e assistir às pessoas que passam pelo problema”, falou.

“Nós do Volta Redonda Sem Homofobia agradecemos a ampliação do diálogo com o poder público municipal, pois recebemos as demandas e poderemos buscar juntos a solução. Diariamente, atendemos jovens se mutilando ou expulsos de casa, por conta da orientação sexual e precisamos da infraestrutura da prefeitura para nos apoiar”, afirmou Natã.

Estava na reunião a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena, que se comprometeu a ampliar o diálogo com o movimento e designar um interlocutor na secretaria para ouvir as demandas do movimento LGBT. Além dos secretários do Gabinete de Estratégia Governamental, Fabiano Vieira, que articulou o encontro; de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal; de Educação, Rita Andrade; de Cultura, Aline Ribeiro; e de Comunicação, Adriano Lizarelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *