Homem é assassinado no bairro Monte Castelo
24 de maio de 2018
Saae-BM prioriza emergências
24 de maio de 2018


Conrado critica projeto que pode criar mais de 400 novos municípios

Aprovada em Brasília em regime de urgência projeto que regulamenta criação de municípios

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou (16/05), por 337 votos a 36 e duas abstenções, o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil.

Para ser aprovado, um texto de projeto de lei complementar precisa do apoio de 257 deputados.

“Mais uma vez o que ocorre em Brasília é para indignar a população brasileira. Essa farra significa a criação de mais 400 cargos de prefeitos, 400 de vice-prefeitos, 4000 secretários municipais, 4 mil vereadores, um absurdo! E quem vai pagar essa conta? É o trabalhador, quem produz e paga impostos”, assegurou Conrado.

Para Carlos Conrado, o rombo no orçamento federal dos novos 410 municípios seria de R$ 8 bilhões por ano. A grande maioria dos municípios a serem criados não terá autonomia financeira e dependeriam da criação de novos impostos pra se sustentarem.

A aprovação da urgência, no entanto, teve grande apoio dos parlamentares. Alguns deputados chegaram a pedir que a votação do mérito fosse realizada na sequencia, mas não houve consenso.

“A urgência do projeto tem clara intenção de privilegiar as eleições do ano que vem. É um  grande acordo político com prováveis candidatos desses novos municípios. Vão tirar dinheiro da educação, saúde, um desperdício do dinheiro público”, disse Conrado

No entanto, a criação de novos municípios interessa a muita gente no mundo político. Basta ver que existe uma Associação Nacional de Apoio à Criação de Novos Municípios, como se esta atividade fosse de grande interesse público. E mais: a entidade diz ter o apoio de 350 deputados federais de diferentes partidos, entre os quais o autor do PLC, José Augusto Maia (PTB-PE).

“O que precisamos mesmo é diminuir a burocracia, menos de deputados, menos senadores,  menos vereadores e de mais professores, mais médicos nos hospitais e mais policiais nas ruas”, disse Carlos Conrado.

Carlos Conrado, pré-candidato a Deputado Federal pelo DC-Partido Democrata Cristão, defende a diminuição da  quantidade de políticos em Brasília, cortando pela metade  as vagas de deputados federais. Hoje existem  513 deputados federais, sendo 46 representantes do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *