Dragagem do Rio Barra Mansa já recolheu cerca de mil toneladas de resíduos
5 de junho de 2018
Acidente deixa uma pessoa ferida na Serra das Araras
5 de junho de 2018


Projeto “Matemática da Vida” mostra o lado divertido dos números

Oficinas serão realizadas neste sábado, dia 9, na Escola Municipal Professor Carlinhos

Professores e alunos da Escola Municipal Professor Carlinhos vão provar neste sábado, dia 9, que aprender matemática pode ser uma atividade divertida. Neste dia, a direção da unidade, que fica na Fazenda da Barra III, vai promover o projeto Matemática da Vida, que ensinará, através de oficinas, que a disciplina que costuma provocar arrepios na grande maioria dos alunos está em todos os lugares do nosso cotidiano e pode ser muito mais simples do que se imagina. As atividades, abertas ao público, terão início às 9h.

De acordo com a diretora da escola, a professora Célia Maria da Cunha, a ideia surgiu em função de uma série de fatores, entre eles a preparação dos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que começa esta semana, além de atender ao desejo dos próprios estudantes de aprenderem algo mais sobre o conteúdo estudado em sala de aula. Para tornar a atividade ainda mais interessante, a escola decidiu então aprofundar o assunto através da realização de oficinas que estimulam o aprendizado da matéria de uma forma divertida e recreativa.

Para isso seis oficinas que trabalham conteúdos como as operações básicas da matemática, geometria e raciocínio lógico, foram idealizadas e serão colocadas em prática neste sábado. São elas: atravessando o rio; circuito geométrico; jogos de tabuleiros; mosaico da tabuada; tangram (um quebra cabeças geométrico chinês formado por sete peças); e instruções sobre a resolução de cubos mágicos.

– Com esta atividade lúdica, esperamos despertar um olhar diferenciado dos alunos para esta disciplina e fazer com que eles entendam que a matemática está em todos os lugares. Além disso, esta também será uma oportunidade para os estudantes exercitarem, fora do horário escolar, o conteúdo aprendido nas salas de aula, ampliando o uso da matemática para as questões do dia a dia. Desta forma o aprendizado virá através da diversão e sua fixação ficará mais fácil – explica a professora Bruna Caroline de Matos.

Uma das disciplinas básicas do sistema educacional, a matemática acompanha os alunos por quase toda a vida acadêmica, estando presente na grade escolar até, pelo menos, a conclusão do Ensino Médio. Além disso, muitos cursos superiores também têm a matemática como uma disciplina obrigatória, além de outros usarem seus conceitos de cálculo e raciocínio como base fundamental para outras matérias.

Melhor infraestrutura

A Escola Municipal Professor Carlinhos, que foi ampliada com a instalação de 11 novas salas de aula no início de 2017, vai ganhar, nas próximas semanas, um vestiário onde os estudantes poderão se preparar para as atividades de educação física. A instalação do vestiário deveria ter ocorrido anos atrás, quando a escola ganhou sua quadra poliesportiva coberta, mas o projeto foi paralisado por falta de verba. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *