Bairro Novo Surubi ganha sua primeira praça
8 de junho de 2018
Polícia prende suspeito da morte de professora em Itatiaia
8 de junho de 2018

Limpeza e higienização das unidades de saúde passam a ser feitas por empresas especializadas

Serviços beneficiam, além do Hospital de Emergência e da UPA, outras 46 unidades de saúde do município

Tão importante quanto oferecer um bom atendimento na área da saúde é fazer a prevenção de doenças infectocontagiosas, mantendo ambientes limpos e livres de contaminação. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Resende adotou, este mês, um novo sistema de limpeza, higienização e conservação das unidades de saúde do município. Após a realização de um processo licitatório, o trabalho agora é feito por quatro empresas especializadas neste serviço, beneficiando 48 unidades de saúde.

A intervenção, que atende toda a rede de atenção básica, o programa de saúde mental, os serviços especializados, o setor de vigilância em saúde, além do Hospital de Emergência (HME), UPA, e toda a área administrativa, faz parte de um conjunto de ações definidas pela Secretaria de Saúde visando prevenir, controlar, reduzir e até eliminar riscos que possam comprometer a saúde da população, como é o caso dos micro-organismos que se proliferam em meio à poeira e umidade, e que são a principal fonte de doenças infecciosas.

Entre os espaços de saúde que já estão sendo atendidos estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Postos de Saúde da Família (PSFs), os Centros de Especialidades Odontológicas e as Policlínicas dos bairros Paraíso, Centro, Cidade Alegria e Manejo. Além disso, as empresas especializadas também estão atuando na limpeza e higienização do Centro Municipal de Imunização, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Ambiental, nos Centros de Reabilitação e de Fonoaudiologia, além do Ambulatório Especializado da Mulher, sem contar o HME e a UPA.

O secretário de Saúde, Alexandre Vieira, lembra que a medida faz parte do planejamento da Secretaria e vai trazer mais segurança para os usuários e servidores das unidades municipais de saúde.

– A contratação de empresas especializadas para cuidar das nossas unidades de saúde, assim como dos nossos hospitais, é mais um passo importante que damos em nosso planejamento, cujo objetivo é a melhoria da qualidade dos nossos serviços e da segurança de pacientes e servidores. Contamos hoje com mão de obra especializada e produtos adequados para cada tipo de ambiente que requer técnicas específicas de limpeza. Desta forma, tanto os funcionários, quanto a população, estão protegidos e frequentando espaços sempre limpos – ressalta Vieira.

Hospitais mais protegidos e equipados

Além de contar agora com serviços de limpeza prestados por uma empresa especializada na higienização de ambientes hospitalares, que atua com produtos adequados, o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori também passa, mensalmente, por serviços de desinsetização e desratização e desratização, que beneficiam diversos setores da unidade.

Considerada uma referência no atendimento de urgência e emergência na região, a unidade também recebeu, no último sábado, dia 2, novos equipamentos que vão melhorar e agilizar os serviços prestados pelo setor de lavanderia. Entre eles, estão uma nova máquina de lavar roupas, com capacidade para 50kg, e duas novas secadoras, cada uma com capacidade para 30 kg.

2 Comentários

  1. Olá boa noite mim chamo Everaldo como faço pra trabalhar com vcs nessa empresa tenho experiência na limpeza e higienização fico muito agradecido pelo retorno de vcs…

  2. Ailton da. Fonseca muniz disse:

    Eutou. Parado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *