Bandidos encapuzados explodem caixa de posto na Dutra em Resende
11 de junho de 2018
MPRJ recomenda que três lotes do leite UHT integral Godam não sejam comercializados
11 de junho de 2018


Barra Mansa vacina contra a gripe até sexta-feira

????????????????????????????????????

Público alvo é e timado em 50 mil pessoas; deste total, 78,21% já foram vacinados

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa prossegue esta semana, com a vacinação contra a gripe em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), no horário de 8 às 17 horas. No Centro do Idoso, no Ano Bom, no Centro, a imunização será específica para atender a terceira idade. A meta é assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. Até o momento, a cobertura vacinal atingiu 78,21% do público alvo, estimado em 50 mil pessoas.

De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a vacinação contra a influenza no município alcançou 55,22% das crianças de seis meses a cinco anos de idade; 82,79% das gestantes; 112% de trabalhadores da saúde; 95,93% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); 82,21% dos idosos e 91,38% de professores das redes pública e privada de ensino. “Da totalidade dos grupos, projetamos vacinar pelo menos 90% de cada um deles”, explicou Sérgio Gomes.

A coordenadora do setor de Imunização da Secretária de Saúde, Marlene Fialho, considera baixo, até o momento, o índice de imunização das crianças. “Estamos alertando aos pais que durante o período de inverno a incidência de vírus circulantes é maior, principalmente o da gripe, em decorrência da aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Mesmo que a criança apresente quadros de febrícula ou coriza não há contra indicação médica na realização da vacina, pois a dose é única maneira de assegurar prevenção e proteção aos menores”, detalhou.

Marlene Fialho ainda lembrou que há ofertas de vacinas em todos os postos. “Queremos envolver toda a sociedade nesta reta final da campanha, pois embora a gripe não seja considerada uma doença grave, entre os grupos prioritários pode agravar o estado de saúde do paciente. Haja vista que até o último dia 2 de junho foram registrados em todo o país 2.315 casos de infecção pelo vírus influenza, com 374 mortes. Deste total, 1.395 casos e 243 óbitos foram pelo vírus designado H1N1. Já o vírus tipo H3N2 registrou 463 casos e 70 mortes. Por fim, foram 236 registros de influenza B, com 29 óbitos, e os outros 221 de influenza A em que não foram estabelecidos os subtipos, com 32 mortes”, alertou a coordenadora.

Praticamente todas as pessoas com mais de 6 meses de vida podem ser vacinadas contra a gripe. A contraindicação fica por conta da alergia ao ovo. Como o preparo da vacina utiliza ovos de galinha, as pessoas alérgicas podem desenvolver reações.

AMPLIAÇÃO DA VACINA – Segundo o ministério, após o fim da campanha, caso ainda sobrem vacinas nos estados e municípios, a imunização poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também é respaldada por estudos epidemiológicos e observacionais do comportamento das infecções respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *