Cemitério Municipal de BM passa por obras de revitalização
12 de junho de 2018
Prefeitura de Volta Redonda desenvolve programa “FBG na Comunidade”
12 de junho de 2018


Smac realiza ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda

Combate ao trabalho infantil foi abordado com crianças e jovens

A Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) realizou na tarde desta terça-feira, dia 12, uma ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda. A atividade aconteceu na Praça Evandro Silva Campos, e contou com a participação de toda rede sócio assistencial, programas e projetos que são realizados em conjunto com os usuários, atendidos e acompanhados pelo município. A ação foi em alusão também ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, a atividade foi muito importante para informar a população sobre o trabalho infantil. “Essa atividade marca também o lançamento de uma série de eventos pela data pelo combate à exploração do trabalho infantil que é comemorado neste dia 12 de junho. Ao contrário que muitos pensam existe programas específicos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho como o Jovem Aprendiz e o programa federal Programa de Educação Tutorial (PET) que tem em nossa cidade”, contou.

A ação comunitária contou com a participação de todos os serviços prestados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, além do caminhão do Zôo, o caminhão da Brinquedolândia e o caminhão do cabelo.

O prefeito Samuca Silva enfatizou a importância de se combater o trabalho infantil.“A SMAC exerce uma função social muito importante na assistência social do município, pois é ela que desenvolve políticas públicas consolidadas. O combate ao trabalho infantil é feito rotineiramente pelo município de Volta Redonda, essa data merece ser sempre lembrada como um momento para que a população possa refletir sobre o assunto”, disse.

Para a moradora do bairro, Maria Santos, a atividade foi muito bem organizada.

“Achei muito boa a ação. Todos os serviços estavam participando e para as crianças foi muito divertido pelas brincadeiras. Eu vim acompanhando minha neta e uma vizinha que aproveitou para cortar o cabelo”, contou.

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda (COOJUV) realizou uma palestra de conscientização com os jovens e as crianças sobre a lei da aprendizagem e o contexto histórico do trabalho infantil.

Segundo Luciano Campos, coordenador da pasta é muito importante trabalhar essa informação nas crianças e adolescentes.

“Para nós tendo em vista os últimos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostra que em 2015, havia 2,7 milhões de crianças e adolescentes e jovens trabalhando irregularmente. Esse dado nos faz pautar em ações de conscientização e prevenção em todo esse mês de junho, onde as ações serão abordadas pelo coletivo da Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF)”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *