PRF e PF apreendem 220 quilos de maconha na Dutra, em Itatiaia
12 de junho de 2018
Carreta tomba na descida da Serra das Araras
12 de junho de 2018


Volta Redonda realiza ação de segurança no trânsito

Alunos da rede municipal participaram da atividade que aconteceu em seis pontos da cidade

Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda realizou na manhã desta terça-feira, dia 12, uma ação de alerta à população sobre a segurança no trânsito. A atividade, que contou com a participação de oito escolas municipais,  é referente ao movimento de conscientização sobre segurança no trânsito ‘Maio Amarelo’, que chega à quinta edição, com o tema “Nós somos o trânsito”. Trabalhado em sala de aula como conteúdo pedagógico, o tema envolve escola, família e sociedade.

Segundo a Secretária de Educação, Rita Andrade, a participação dos alunos torna mais clara a seriedade com que se deve tratar o trânsito.

“As crianças abordam os adultos e conseguem chamar a atenção para um assunto tão relevante. Perguntam e informam sobre a importância de colaborar diariamente para um trânsito seguro. Além disso, crianças estimulam seus pais a manterem atitudes de respeito às leis do trânsito. É essencial aprender desde cedo essas práticas”, observou.

Para a aluna Gabriella, do 5º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, participar da atividade foi muito bom.“Gostei muito de participar. Falar do trânsito é muito importante. Nós fazemos parte dele também. Uma vez meu pai estava correndo muito, falei com ele que era errado e perigoso. Ele me ouviu e não voltou a correr de novo. Se a gente não cobrar nossos pais e todos os envolvidos não vamos ter um trânsito seguro”, finalizou.

A atividade aconteceu em seis bairros da cidade: Vila Santa Cecília, Aterrado, Santo Agostinho, Santa Cruz, Retiro e Vila Mury.  Além da conscientização para um trânsito seguro, os alunos também deixaram expostos os desenhos que produziram nas escolas no durante do bimestre.

De acordo com a Diretora Pedagógica da SME, Ionara Hygino Muniz, a educação para o trânsito é conteúdo do currículo da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda.

“Trabalhar o tema com os alunos no mês dedicado ao trânsito foi uma iniciativa de ampliação das discussões e conscientização para a cidadania. Foram envolvidos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade, bem como seus familiares e a população de forma geral. Hoje, dia 12, nossos alunos estão em campanha para a conscientização pelas regras de boa convivência e segurança no trânsito”, disse.

Algumas brincadeiras como jogo da memória com as placas de trânsito foram realizadas com a população. O prefeito Samuca Silva  destacou a participação dos alunos na campanha.

“É muito bom ver a forma com que as crianças ajudam no desenvolvimento da sociedade. O trânsito mata e ensinar desde cedo a importância da segurança e da atenção no trânsito é garantir um  futuro melhor para todos. A informação e a mudança de alguns  comportamentos ajudam na prevenção de acidentes e principalmente no  respeito  à vida”, enfatizou.

Para Márcio Moreira, empresário que passou pela Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, e foi abordado por uma aluna, a atividade que envolve escola e  população é muito significativa.

“Apoio e acho muito boa a atividade da educação. As crianças desde cedo já estão exercitando e multiplicando a aprendizagem sobre as leis do trânsito, e que não há como fugir do assunto. São crianças e levam os adultos a refletirem”, declarou.Alunos da rede municipal participaram da atividade que aconteceu em seis pontos da cidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *