Alunos da rede municipal de VR visitam horta em Santa Rita de Cássia
14 de junho de 2018
Policia Militar (P2) apreende pistola e drogas no bairro Dom Bosco
14 de junho de 2018


Atendimento para idosos vítimas da violência é feito em Quatis

Denúncias podem ser feitas também ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

As denúncias de violência e violação dos direitos dos moradores de Quatis com mais de 60 anos de idade no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço, pessoalmente, ou através do telefone 3353-6122. O CREAS funciona na Rua coronel José Leite 172, no Centro da cidade, próximo ao trecho da linha férrea que dá acesso aos bairros situados na parte alta do Município.

No CREAS, a equipe responsável pelo atendimento, encaminhamento aos órgãos competentes e acompanhamento dos procedimentos relacionados aos casos registrados é feito por uma equipe de quatro profissionais especializados, sendo três assistentes sociais e uma psicóloga. A coordenadora deste serviço pela Prefeitura de Quatis, Flávia Paiva, informa que as denúncias podem ser anônimas, “e, portanto, o sigilo é garantido”.

Entre os serviços prestados às vítimas e aos seus familiares, estão o acolhimento das reclamações, a adoção de medidas visando o registro na Polícia Civil e a inserção dos idosos nos programas sociais da Prefeitura de Quatis voltados ao segmento da terceira idade. O CREAS dispõe ainda de uma assessoria jurídica para acompanhar as situações registradas no órgão.

As denúncias podem ser feitas também, no mesmo horário de funcionamento do CREAS, isto é, de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que funciona no primeiro andar do Centro Administrativo do Município.

Outro espaço para a comunicação dos registros é o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujas reuniões acontecem uma vez por mês, a partir das 9 horas, no auditório da prefeitura. A próxima reunião será realizada no próximo dia 21 de junho. Os outros encontros do conselho em 2018 vão acontecer nos dias 19 de julho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 22 de novembro e 20 de dezembro.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, atualmente, o número de habitantes do Brasil com mais de 60 anos de idade forma uma parcela de 9,3 por cento de todo a população do país. Segundo técnicos do instituto, em 2015, ou seja, daqui a sete anos, o segmento da terceira idade deverá alcançar 15,1 por cento de todos os habitantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *