Saúde prorroga vacinação contra gripe em Porto Real
14 de junho de 2018
Morador de VR morre em acidente de moto em MG
14 de junho de 2018


Expediente na prefeitura de Quatis para jogos do Brasil

Decreto estabelece ponto facultativo e meio-período nos dias 22 e 27, respectivamente

Ao assinar nesta semana o decreto número 2685/2018, que estabelece os horários de funcionamento das repartições municipais nos dias de jogos do Brasil pela fase inicial da Copa do Mundo, o prefeito Bruno de Souza (MDB) lembrou três jogadores de futebol nascidos em Quatis e que atuaram pela seleção brasileira em competições internacionais, dois deles no time principal (o lateral esquerdo Coronel e o atacante Jair da Rosa Pinto), além de Renato Carioca, meio-campo da seleção brasileira de juniores campeã do campeonato sul americano de 1985, no Paraguai.

O decreto assinado pelo prefeito determina ponto facultativo nas repartições municipais no próximo dia 22, sexta-feira da próxima semana, data na qual o Brasil realizará sua segunda partida na Copa do Mundo, jogando com a Costa Rica, a partir das 9 horas. Já na quarta-feira seguinte, 27 de junho, dia do jogo da seleção brasileira com a Sérvia, às 15 horas, a Prefeitura de Quatis funcionará de 8 horas ao meio-dia. O primeiro jogo do Brasil acontece neste domingo, 17, com a Suíça, às 15 horas.

No entanto, os serviços considerados essenciais vão trabalhar de forma ininterrupta, em regime de prontidão, durante estes dois dias (22 e 27 de junho). Os serviços essenciais principais são abastecimento de água potável, Guarda Municipal, atendimento médico de emergência no Hospital São Lucas, recolhimento do lixo domiciliar e a operação permanente de limpeza urbana, além da Defesa Civil. As chamadas para a Guarda Municipal e a Defesa Civil poderão ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 3353-6266. Já o telefone do Hospital São Lucas é 3353-2823.

Bruno lembrou que “a paixão pelo futebol representa uma das características mais importantes das tradições e dos costumes do povo quatiense”. Dois dos atletas nascidos na cidade, e que atuaram pela seleção brasileira de futebol (time principal), jogaram em vários clubes profissionais do Brasil. Um deles foi Jair da Rosa Pinto, que nasceu em Quatis no dia 21 de março de 1921 e faleceu em 28 de julho de 2015, no bairro da Tijuca, onde passou a morar, depois de encerrar a carreira de jogador.

Foi no Barra Mansa Futebol Clube que Jair da Rosa Pinto, o Jajá de Barra Mansa, começou a jogar profissionalmente. Posteriormente, atuou no Vasco, Flamengo, Palmeiras, Santos, Madureira, São Paulo e Ponte Preta. Pela seleção brasileira principal jogou 39 vezes, de 1940 a 1956, tendo marcado 22 gols. O total de gols marcados, entre partidas por clubes e pela seleção, alcançou 238 tentos.

No caso de Antônio Evanil Silva, o lateral esquerdo Coronel, ele foi jogador da seleção brasileira durante 12 anos, de 1962 a 1964. Natural de Quatis, Coronel, atuou ainda pelas equipes profissionais do Náutico (Pernambuco), Ferroviária (São Paulo), Vasco da Gama (Rio de Janeiro) e Unión Madallena (Colômbia). Na seleção brasileira foram oito partidas (seis vitórias e dois empates). Hoje com 83 anos, Coronel tem residência no Mirandópolis, bairro localizado à esquerda de quem vem para o Centro de Quatis, através do pórtico da Barrinha.

Coronel não só se destacou no cenário do futebol nacional,  como também teve participação direta na carreira de outro jogador quatiense que brilhou nos estádios do Brasil e até do exterior. Laércio da Silva Vieira, o Renato Carioca, atualmente com 52 anos, ou Renato Sapinho, como era conhecido nas divisões de base do Quatis e do Resende Futebol Clube, foi levado por Coronel para um teste no Cruzeiro, time do interior paulista.

A partir dessa experiência, a carreira dele deslanchou. Renato Carioca foi jogador profissional dos seguintes clubes: América, Flamengo, Fluminense, Botafogo (todos do Rio de Janeiro), Servette (Suíça) e Emellec (Equador). Foi campeão da Taça Guanabara pelo Flamengo e o Fluminense, em 1989 e 1991, respectivamente; carioca quando jogava no Botafogo (1997) e da Taça Rio, outro título ganho pelo Fluminense (1990). O título de campeão do campeonato sul americano pela seleção brasileira de juniores havia sido conquistado anos antes, em 1985, no Paraguai. Atualmente, Renato Carioca vive no Rio de Janeiro e joga na equipe de másters do Flamengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *