Secretaria de Educação de VR promove ação em prol do meio ambiente
16 de junho de 2018
Homem é morto com requintes de crueldade na Vista Alegre
16 de junho de 2018


Prefeitura de VR realiza seminário  sobre ações a favor  dos idosos

Secretarias do governo se unem para debater temas e propor ações de melhoria

“Orientar-se para orientar” foi o tema do seminário sobre a violência contra os  idosos, realizado no auditório da Biblioteca Municipal, no sábado, dia 16. O público-alvo foram, prioritariamente, os professores de educação física, além de outros profissionais que trabalham diretamente com idosos. Participaram do seminário as secretarias de Ação Comunitária; dos Direitos da Mulher e dos Idosos; Cultura; Secretaria de Saúde e de Esporte e Lazer. O evento serviu também para que cada secretaria apresentasse seus projetos e ações em prol dos idosos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, falou sobre a importância da integração entre as secretarias. “É uma orientação minha que as secretarias se comuniquem, cada vez mais, para que haja mais eficiência das ações sugeridas. Espero que essa integração entre as secretarias reflita de forma positiva para a população”, disse Samuca Silva.

Referência na região sobre estudos relacionados ao envelhecimento dos idosos, a convidada especial do seminário, Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, falou sobre a importância de capacitar os profissionais que trabalham com o público idoso. “É de fundamental importância dominar e também saber multiplicar informações inerentes aos idosos. Devemos trabalhar com a perspectiva da prevenção, em todos os aspectos”, destacou.

Shirley de Jesus Gomes é professora de educação física da SMEL há 30 anos. Ela participou do seminário e aprovou a iniciativa. “Eu trabalho há muitos anos com idosos e entendo bem a realidade deles. Tenho pais idosos em casa também. Eles necessitam de um atendimento diferenciado e acho que o seminário contribuiu sim nesse sentido. É um excelente investimento do governo em nós”, agradeceu a professora.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, comentou sobre a quantidade de idosos atendida pela SMEL. “Cerca de 7.400 idosos são atendidos pela SMEL. A maioria passa pelos professores de educação física. Então é importante que todos conheçam as ações que cada secretaria desenvolve. Após essa etapa, vamos pensar em mais ações em conjunto em benefício do público idoso”, ressaltou a secretária.

“Esse seminário serviu para capacitar os multiplicadores e entender o que cada secretaria promove a favor dos idosos. Com essa multiplicação vai ser possível que a informação chegue para todos”, comentou Dayse Pena, secretária de Mulheres, Idosos e Direitos Humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *