Polícia Militar prende suspeito de participar de crime em Resende
19 de junho de 2018
Operação envolve 10º BPM e Polícia Civil de Piraí, Valença e Vassouras
19 de junho de 2018


Prefeitura de Quatis realiza limpeza de reservatório de esgoto na zona rural

Estrada de acesso ao reservatório é construída e tubulação passará por reparos

A prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, concluiu, na semana passada, uma ação voltada à preservação do meio ambiente e à prevenção na área da saúde pública para os moradores de São Joaquim, um dos distritos da zona rural do Município: a limpeza do reservatório no qual é armazenado o esgoto das cerca de 300 moradias situadas naquela comunidade, cuja distância da zona urbana de Quatis se aproxima de 23 quilômetros. O serviço foi acompanhado pessoalmente, na tarde de terça-feira, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), dentro da sua programação semanal de visitas às comunidades rurais.

O reservatório limpo em São Joaquim consegue armazenar até 30 mil litros de esgoto, os quais são coletados nas residências e chegam à caixa de concreto por meio de uma tubulação com extensão aproximada de 500 metros. A limpeza é indicada toda vez que o reservatório alcança sua capacidade máxima de armazenamento. A retirada dos detritos acumulados acontece por meio de um caminhão da empresa contratada pela prefeitura para realizar especificamente este trabalho, mediante licença dos órgãos ambientais. O caminhão tem um dispositivo que suga os detritos armazenados. Todo o material recolhido do reservatório é depositado posteriormente em locais apropriados e permitidos pelas instituições do meio ambiente.

Além da limpeza do reservatório, outra ação importante foi executada pela prefeitura nesta semana, ou seja, a abertura de uma pequena estrada, visando melhorar o acesso do caminhão sugador ao local para o recolhimento do esgoto armazenado. A estrada aberta na tarde de terça-feira tem 150 metros de extensão e foi revestida com a colocação de escória. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos vai iniciar a limpeza e a realização de reparos na tubulação que conduz o esgoto proveniente das residências em direção ao reservatório.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *