Pluviômetros automáticos são instalados em Volta Redonda
12 de julho de 2018
Novo Confiar ganha mais salas e traz conceitos renovados para oficinas
12 de julho de 2018


Porto Real registra um caso confirmado de H1N1 e outros dois suspeitos

Saúde alerta para índice elevado de pessoas não vacinadas contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta semana um caso confirmado de gripe H1N1, em uma gestante. Outros dois casos suspeitos estão em tratamento no CTI do Hospital Municipal São Francisco de Assis. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários (idosos; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas, que são mulheres com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde e professores). Até o momento a Coordenadoria de Imunização registrou uma cobertura vacinal geral de 85,10% dos grupos prioritários. Especificamente cada grupo atingiu os seguintes percentuais: idosos (103%); crianças (71%); gestantes (81,7%); puérperas (114%); trabalhadores de saúde (70%); professores (79%).

A coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, alertou para o número de pessoas que ainda não foram vacinadas. “O Ministério da Saúde tem como meta vacinar em Porto Real, o correspondente a 4.034 pessoas dos grupos prioritários. Até o momento temos um total de 3.433 pessoas vacinadas desses grupos. De acordo com o protocolo, a vacina somente será aberta a toda a população quando o percentual de vacinados, estabelecido pelo Ministério da Saúde, for atingido”, explicou Kátia.

“É fundamental estar imunizado contra a gripe, a fim de evitar complicações e óbito, causados pelo vírus influenza. Pessoas alérgicas a ovo de galinha, neomicina e que apresentaram alguma reação às doses anteriores não devem ser vacinadas”, enfatizou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Sintomas e cuidados

O vírus influenza, conhecido como gripe, pode apresentar os seguintes sintomas: febre; calafrios; mal-estar; dor de cabeça; dor no corpo; dor de garganta; dor nas articulações; prostração; coriza; tosse seca. Podem ainda estar presentes: diarreia; vômito; fadiga; rouquidão; olhos avermelhados.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação, principalmente por aqueles que, por algum motivo, não puderem tomar a vacina. São eles: procurar estar em ambientes bem ventilados, sobretudo em locais com grande número de pessoas; cobrir o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe; lavar as mãos; utilizar lenço descartável para limpar o nariz; não compartilhar objetos de uso pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *