Inscrições para concurso público começam na próxima segunda em Resende
13 de julho de 2018
Sebrae realiza mutirão do MEI em Barra do Piraí
13 de julho de 2018


Audiência Pública aborda perigo no armazenamento de escória

A Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, convocada pela Comissão Especial do Legislativo Municipal, formada pelos vereadores Rodrigo Furtado (presidente), Edson Quinto (relator), e Jarí (membro), recebeu um grande número de pessoas que acompanhou as explanações das autoridades convidadas.

O presidente da Câmara de Vereadores Washington Granato (PTC) abriu a audiência e destacou a importância do encontro para discutir o problema do pátio de escória da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que garantiu mais uma vez que o material, armazenado pela empresa Harsco Metals, no bairro Brasilândia, não oferece riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Granato disse que o problema é antigo e apresenta perigo às pessoas e ao meio ambiente, principalmente ao Rio Paraíba do Sul.

Fizeram parte da mesa da Procuradora da República, Marcela Harumi, Os deputados Lucinha (PSDB) e Dr. Julianelli (PSB) da Comissão Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Márcio Lins (representando o prefeito Samuca Silva), e o advogado da CSN, Fernando Cardoso.

Estiveram presentes representantes de várias associações de moradores, e a presidente da FAM (Federação das Associações de Moradores), Fátima Martins. O Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) não enviou representante na audiência. O deputado Julianelli destacou a importância da presença dos presentes mostrando suas preocupações com a poluição provocada pela empresa. Ele disse ainda que o Rio Paraíba do Sul é tão importante quanto o Rio São Francisco, que corta grandes cidades.

O presidente da Comissão, Rodrigo Furtado destacou a importância do encontro que tem como objetivo alertar as autoridades sobre os riscos ao meio ambiente, principalmente ao Rio Paraíba do Sul. O vereador Jari, ressaltou a importância da CSN que emprega muitos funcionários, mas criticou o fato de poluir a cidade e não atender as exigências do meio ambiente.

Édson Quinto também mostrou a sua preocupação com o fato se ser um problema grave e que pode trazer consequências ao meio ambiente.

 

A Procuradora da República, Marcela Harumi, sugeriu que a empresa passe a custear o tratamento de saúde para população afetada pelo pó. Segundo ela, o Ministério Público Federal (MPF) estuda medidas para responsabilizar a CSN, a Harsco e o Inea, recomendação para a solução dos problemas, assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Ação Civil Pública.

O presidente do MEP (Movimento Ética na Política) gostou dos questionamentos feitos pela população, salvo alguns comentários meramente políticos na audiência. O pré-candidato a deputado federal, Carlos Conrado cobrou mais transparência das empresas e que não haja “uma tentativa de empurrar a poeira, ou melhor, o pó preto para debaixo do tapete”.

Márcio Lins (Representando o prefeito Samuca Silva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *